Dicas para maratonista amador

Atualizado em 24 de agosto de 2007
Mais em

Por Marina Oliveira

 

Na continuação das palestras e cursos da Running Conference, nesta sexta-feira treinadores e profissionais de corrida assistiram ao curso “Treinamento para Maratonistas Amadores”, ministrado pelo treinador Nelson Evêncio, diretor técnico da Nelson Evêncio Assessoria Esportiva e vice-presidente da ATC (Associação dos Treinadores de Corrida).

 

O treinador alertou para a principal diferença entre um maratonista amador e um profissional, que é o tempo que o segundo dispõe para se dedicar aos treinamentos: o corredor amador, na maioria das vezes vem de diversas áreas profissionais e não tem tempo durante a semana, contando com uma ou duas horas por dia para treinar.

 

Evêncio lembrou também que uma das principais funções de um treinador que está preparando um aluno para a maratona é conscientizar o futuro maratonista de que, para se focar nos sonhados 42 km, ele deve planejar os meses anteriores a prova – principalmente o número de provas pequenas que ele participa.

 

“Se o corredor fizer um treino longo de 30 km no sábado, por exemplo, ele não pode participar de uma prova de 10 km no domingo. Se ele quer correr uma prova no meio da preparação, ele deve planejar isso com antecedência e corrê-la em uma intensidade menor do que está acostumado”, disse.

 

Outro alerta de Evêncio é em relação a complementação do treino com musculação. “Muitos atletas não gostam de ir para a academia e fazer o trabalho de musculação. Mas ela é essencial para a boa performance do corredor na maratona, pois melhora sua eficiência na corrida e diminui os riscos de lesões”.