Dicas de como emagrecer com a corrida

Atualizado em 09 de setembro de 2010
Mais em

A minha coluna anterior que trata do assunto – Corrida que Emagrece – causou um pouco mais de espanto do que esperava. É verdade que há muita gente obesa e sobrepeso, porém, minha grande preocupação foi exatamente em oferecer informações que ajudassem esse público, que gosta de correr ou que imagina que a corrida ajudará a emagrecer e, de fato, emagrecer com e sem ela.

Neste capítulo, o complemento do assunto ajudará as pessoas com estas características a eliminar e continuar a correr, sem sustos.

Dados citados

Quando informei os dados das pesquisas e das observações que realizei no decorrer dos últimos 15 anos, a afirmação de que o número de sobrepeso e obesos vem aumentando na corrida teve a finalidade específica de orientar os “corredores” de provas e, em segundo plano, os que tentam treinar corrida.

É fato que para se validar uma pesquisa necessita-se de comprovação científica e, para que tudo seja mais coerente, afirmamos com dados obtidos em experimentos e observações mais volumosas de praticantes. Se você observar em Corridas Competitivas, no dia a dia, verá que muitos dos corredores, numa proporção de 6 ou 7 para 10, estão nestas condições.

Organizando os treinamentos

A preocupação é: organizar a corrida do sobrepeso e obeso, e com esta estratégia tornar a corrida menos prejudicial. Correr mais magro será mais prazeroso e você poderá obter melhores classificações em corridas.

No mais, pode-se alimentar um pouco menos vigilante do que se estiver muito acima do peso. Necessário: uma caminhada e dieta, caminhada e corrida e dieta e, por fim, uma corrida em percurso plano e em ritmo moderado, para não praticar muita carga em sua ossatura e articulações.

Você precisa ler com atenção o assunto alardeado, oferecido na coluna anterior, pois trata exclusivamente de corredores de provas competitivas e não de caminhantes, como foi dúvida de muitos que me retornaram com e-mails.

Por que a Corrida desmedida e ou corrida Competitiva podem fazer mal aos sobrepesos e obesos?

A) Quando caminhamos, tão somente caminhada, praticamos uma força contra o solo que corresponde a mais ou menos, 1.2 x o peso corporal total, em quilogramas, de impacto direto na musculatura, ossos, ligamentos e coluna vertebral.

B) Quando corremos, num ritmo semelhante ao da caminhada, ai podemos praticar aproximadamente 1.5 a 2 x o peso corporal, na mesma incidência de impactos em nosso aparelho motor e também na coluna.

C) Quando se corre mais intensamente, ou seja, veloz, como é fácil de observar em muitos corredores com sobrepeso e obesos, pode-se praticar 2, 3, 4 vezes o peso corporal total, em cima dos mesmos pontos descritos anteriormente.

Até o ponto de peso ideal, que várias vezes você já ouviu falar, não há grandes repercussões em seu aparelho motor, desde que esteja adaptado para praticar corridas de longas distâncias, porém, com alguns quilos a mais, a força e o impacto gerados em sua ossatura poderão conduzi-lo à uma lesão por esforço continuo e desmedido, o que poderá gerar, por exemplo, uma fratura por estresse.

Acima do peso ideal, nosso corpo já não sustenta tanto impacto, porém, se eliminarmos os excessos, ai poderemos nos preparar para corridas rápidas, longas e demais combinadas.

Não se iludam com os obesos anunciados na mídia que conseguem realizar provas muito longas. Você não sabe o que está acontecendo em seus organismos e quando terão que desistir totalmente das corridas.

Só para efeito de comparação, no caso de lesão muito séria como a fratura exposta, pode levar muito menos tempo para recuperar do que uma lesão por estresse, que pode requerer do corredor mais de um ano afastado das corridas.

Como é fato recorrente pessoas obesas ou com sobrepeso se manterem assim e continuarem a participar de Corridas Competitivas, então, é melhor começar a calcular os desgastes, permitir a um profissional da área que faça os cálculos de esforço, até que se possa eliminar quantidade necessária de gordura, ao mesmo tempo que se permita uma adaptação muscular do tipo aumento da contratilidade muscular.

Desta forma, evita-se a flacidez muscular, mantém firme a articulação e absorve-se mais aos impactos gerados pelo peso corporal e a corrida. Dentro destas condições de fortalecimento muscular prévio eliminamos possíveis oscilações de ossos na hora de correr e no dia a dia.

Por que tanta preocupação com as pessoas obesas? É só fazermos uns cálculos e digeriremos mais tranquilamente o assunto: uma pessoa que deveria apresentar 70 quilos de peso corporal e possui 90 quilos, deve oferecer ao seu corpo, na hora de uma Corrida Competitiva, até 180 quilos de impactos no toque com o solo.

Analisando os excessos, este mesmo corredor carregará o equivalente a 40 quilos a mais em sua ossatura, o que não está previsto em nossos corpos, e por isso é tão nocivo para a ossatura.

Histórico de lesões

Não é comum vermos anunciados em listas dos resultados das corridas os números de lesados por estresse, decorrente do sobrepeso e obesidade. No entanto, nós que acompanhamos os “bastidores” de treinos, Corridas Competitivas e Clínicas, sabemos bem o que é permanecer, por vários meses, lesado e com uma sensação de impotência.

Para quem pratica corrida, o fato de não poder correr pode ser uma das sensações mais desagradáveis que se pode experimentar, então, faça um recalculo em suas agendas de treinos e competições, reflita sobre o quanto deseja correr em sua vida e depois curta melhor os momentos de prazer para correr e competir.

Bons treinos. Boas Provas.

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!

Confira aqui no shopping ativo.com  mais informações sobre o Livro  A Construção do Corredor.