Dicas Básicas Para Quem Está Começando

Atualizado em 01 de fevereiro de 2017
Mais em
 

“O triatlo desenvolve diferentes agrupamentos musculares de forma completa, trabalhando, braço, perna e abdômen. É um esporte aeróbico, que inclui três modalidades que ajudam no desenvolvimento cardio-respiratório, além de manter um baixo percentual de gordura no corpo.”

DICAS DE ALONGAMENTO
“Deve-se alongar o agrupamento muscular do quadríceps, panturrilha, muscular adutora (parte média da coxa) e quadril. O ideal é alongar durante cinco minutos antes e depois de praticar.”

UTENSÍLIOS/VESTUÁRIO
“Para o ciclismo: bermuda, camisa e tênis (de preferência novo) e uma bicicleta de estrada ou mountain bike. Na natação se usa um maiô ou sunkini, touca, óculos e um protetor solar que deve ser usado em qualquer circunstância. Na corrida, é bom usar short, camiseta, boné e tênis apropriado. Em todas as modalidades, o praticante deve manter-se sempre hidratado”.

ALIMENTAÇÃO
“A dieta deve ser balanceada com 60% do prato de carboidrato, 30% de proteína e 10% de gorduras e fibras. O açúcar branco refinado e frituras devem ser evitados e substituídos pelos derivados da glicose (amidos), lactose (leite e seus derivados) e frutose (frutas). A carne vermelha é essencial para a suplementação alimentar. A dieta depende da intensidade do exercício do praticante. O aconselhável é ter um acompanhamento de uma nutricionista que indicará uma dieta individual”.

PROGRAMA PARA INICIANTES
“É importante ter orientação de um treinador de triatlo. Pode começar a praticar com qualquer faixa etária. No sul do país, por exemplo, existem triatletas de apenas oito anos de idade. A frequência dos exercícios varia de acordo com a idade do iniciante. O trabalho começa a ser feito com a natação, depois a bicicleta e a corrida. É estipulada uma média de 30 minutos a uma hora de treino para cada modalidade, o que pode variar de acordo com a disponibilidade de horário e preparo físico do praticante”.

 

 

Sandra Soldan – Triathleta
Bicampeã Sul-Americana (97-98) Campeã Brasileira (98)