Dica do treinador: tênis certo para cada treino

Atualizado em 14 de fevereiro de 2008
Mais em

Por Herick Figueiredo*

Existem três pontos que devemos observar quando pensamos em tênis para correr. Além da pisada e do conforto, é preciso avaliar o tipo de terreno, o tipo de treino e o desgaste do tênis.

Tipo de terreno
Existem diversos tipos de terreno em que podemos treinar: plano, com aclives ou declives. Para o último, por exemplo, recomenda-se um tênis com um solado específico, que crie uma aderência melhor ao solo e com um formato “biscoito”, que possui deformidades na sola. Confira as especificações para os tipos de piso:

:: Asfalto: por ser um terreno mais duro, o solado do calçado pode ter menos deformidades, podendo ser até liso. Só vai depender do tipo de prova ou corrida a ser feita. Existem vários tênis que possuem solados específicos para corridas nesse tipo de terreno que tenham maior absorção de impacto.

:: Esteira: pode ser usada uma variedade grande de tênis, pois a esteira pode simular qualquer situação que vivemos na rua (menos tipo de terreno), com uma considerável redução do impacto. O único problema é que o desgaste do tênis torna-se maior. A esteira possui um material anti-derrapante que desgasta muito o solado do calçado.

Tipo de treino
Entre os tipos de treino, temos o intervalado, endurance, fartlek, entre outros. E para cada um deles podemos utilizar um tênis diferente.

:: Treinos de curta duração e alta intensidade (30 a 50 min): tênis leve, de preferência com um solado fino.

:: Treino de média duração e alta ou média intensidade (de 1h a 1h30min): tênis um pouco mais resistente, de preferência com um solado que crie uma melhor absorção do impacto.

:: Treino de longa duração: o calçado deverá ser bem específico, pois a idéia é gerar conforto ao corredor e o mesmo ficará ativo por um período longo, sendo utilizado com um material ainda mais resistente e bastante confortável.

Desgaste do Tênis
O maior problema que o corredor enfrenta é o tempo de vida de um tênis. Existe um consenso que o tênis tem uma vida útil de 6 meses quando é utilizado quase todos os dias.

Partindo desse princípio, devemos utilizar o tênis certo para cada situação acima demonstrada. Afinal, os detalhes fazem a diferença na corrida. O praticante deve buscar uma corrida confortável, com bem-estar, e o ideal é que seu material de treino ou prova contribua para seu melhor rendimento.

* Herick Figueiredo é treinador da Brasports, do Rio de Janeiro.