Dica do treinador: aquecimento e desaquecimento

Atualizado em 22 de janeiro de 2008
Mais em

Por Pablo Nunes*

De forma geral, o treinamento se divide em três etapas: o aquecimento, a parte principal e o resfriamento ou volta à calma. Antes do treino em si, o aquecimento e o resfriamento, também conhecido como volta à calma, são fundamentais. Saiba, abaixo, o porquê.

Benefícios do aquecimento
(5 a 20 minutos, dependendo das condições ambientais e da natureza da atividade do treinamento)

:: Aumenta o débito cardíaco e o fluxo sanguíneo aos músculos esqueléticos que serão utilizados na atividade principal, melhorando a transição do estado de repouso para o de exercício;

:: Aumenta a temperatura muscular, que eleva a atividade enzimática;

:: Dá a oportunidade ao atleta de realizar exercícios de alongamento que aumentam a amplitude dos movimentos das articulações envolvidas;

:: Apesar de dados limitados por poucas pesquisas, acredita-se que um aquecimento adequado pode reduzir a possibilidade de lesões musculares ou tendinosas decorrentes de distensões ou entorses.

Benefícios do resfriamento
(10 a 30 minutos, dependendo das condições ambientais, da idade e do nível de condicionamento físico do individuo e da natureza da sessão de treinamento)

:: Ajuda no retornoo sangue “acumulado” nos músculos esqueléticos que se exercitaram à circulação central;

:: Auxilia no retorno gradual da freqüência cardíaca e pressão arterial aos níveis normais. Essa etapa é importante para reduzir a possibilidade de um quadro de hipotensão posterior à sessão e também proporcionar um relaxamento dos grupamentos musculares envolvidos;

:: Similar ao aquecimento, a duração do resfriamento pode variar de 10 a 30 minutos, dependendo das condições ambientais, da idade e do nível de condicionamento físico do individuo e da natureza da sessão de treinamento.

Para otimizar os resultados e não correr riscos como possíveis lesões musculares, não deixe de passar por essas importantes etapas de um treino adequado e seguro.

* Prof. Pablo Nunes é pós-graduado em fisiologia do exercício e avaliação morfofuncional e em administração e marketing esportivo; Personal Trainer, técnico de triathlon e corrida, professor de spinning e atleta de Ironman.