Dica de nutrição: bebidas energéticas

Atualizado em 16 de abril de 2008
Mais em

Por Aline de Sousa de Almeida Castro*

As bebidas energéticas têm sido utilizadas em larga escala pelos praticantes de atividade física, geralmente com o objetivo de melhorar a performance. Porém, em alguns casos, o indivíduo as utiliza sem indicação de um profissional capacitado a informá-lo qual é a melhor forma e o melhor momento para utilizá-las.

Entre as bebidas energéticas mais utilizadas estão a maltodextrina, dextrose, Glicodry, bebidas hidroeletrolíticas e bebidas estimulantes do sistema nervoso central.

O uso de bebidas à base de maltodextrina é indicado em atividades de longa duração, que durem mais de 1h. O melhor momento para utilizá-la é 40 minutos após o inicio do exercício, possibilitando um melhor desempenho ao longo de todo o treinamento. Pode ser utilizada em corridas longas, em que o atleta dilui a quantidade indicada pelo profissional que o acompanha em água filtrada.

A dextrose tem melhor ação em atividades de curta e média duração, que sejam mais intensas, como em treinamentos intervalados que durem menos de 1h.

As bebidas estimulantes do sistema nervoso central, aquelas encontradas em casas noturnas e bares, por exemplo, são contra-indicadas, pois podem causar aceleração dos batimentos cardíacos e levar o indivíduo à morte por infarto agudo do miocárdio, principalmente se estas não tiverem um preparo físico satisfatório.

* Aline de Sousa de Almeida Castro é nutricionista formada pela UERJ