Dez razões para começar a correr

Atualizado em 28 de outubro de 2010
Mais em

<b<por Maurício Belfante

1) Você pode ter um corpo mais bonito!
O fator estética é um dos principais motivos que leva as pessoas a começarem a praticar alguma atividade física. Seja para perder os quilos a mais ou deixar o corpo mais bonito, o esporte é um dos melhores meios para se obter os esperados resultados, já que transforma a gordura localizada em massa magra.

2) Combate às doenças cardiovasculares
A corrida é grande aliada no combate às patologias do coração, principalmente por se tratar de uma atividade aeróbica, ou seja, que utiliza como fonte primária de obtenção de energia o oxigênio. Sendo assim, o fluxo sanguíneo fica regularizado, combatendo as doenças cardiovascularese gerando um bem-estar físico.

3) Corra contra a osteoporose
A corrida tem grande participação no combate da osteoporose por facilitar a absorção do cálcio no osso, nutriente responsável por sua fortificação. “A corrida é um excelente exercício de prevenção e combate à osteoporose, pois o impacto provocado auxilia na renovação celular e na captação de cálcio nos ossos, tornando-os mais fortes e menos suscetíveis a fraturas”, explica o ortopedista Ricardo Nahas, médico do esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

4) Controle melhor o diabetes
Causada pelo aumento anormal do açúcar no sangue, o diabetes pode ser controlado pelo exercício físico, que queima a glicose sem auxilio da insulina. A corrida traz de benefício para o diabético, além do movimento, um maior controle de glicemia, melhoria de vida, e uma melhor hidratação e alimentação.

5) Melhor auto-estima
Paralelamente à prática do esporte, o atleta começa a alcançar, e superar, diferentes metas. Entra em forma, aumenta a distância, ganha maior velocidade e “vicia” na corrida. Com isso, a auto-estima, a confiança, vai lá pra cima.

6) A facilidade faz a corrida
Diferente de outras atividades, que necessitam de um alto investimento, a corrida exige apenas um tênis adequado, uma bermuda e camiseta confortáveis e boa vontade para que seja posta em prática.

7) Maior imunidade física
Ao praticar um esporte regularmente, fica visivelmente que há uma melhora na saúde do praticante. Correr de duas a três vezes por semana faz o corpo se recuperar melhor naturalmente, já que há um fortalecimento muscular, um aumento da capacidade respiratória e um funcionamento mais ativo das células de defesa do organismo.

8) Melhora da vida sexual
Influenciada pelo acúmulo de problemas de saúde, a disfunção erétilestá cada dia mais presente na sociedade brasileira e a prática esportiva pode ajudar.

“Realizar exercícios físicos, como a corrida, é uma boa forma de tratamento da doença, já que a pessoa irá regular problemas como diabetes, colesterol e hipertensão, além acabar com a obesidade e controlar o sistema cardiovascular, diminuindo assim muitos problemas que enaltecem a formação da disfunção”, explica Sandro Mendonça de Farias, urologista, Presidente da Comissão de Educação Continuada da Sociedade Brasileira de Urologia e chefe do Departamento de Responsabilidade Social.

9) Correr melhora o sono diário
Uma pesquisa realizada pelo departamento de psicobiologia da Unifesp revelou que pessoas que praticam atividades físicas se queixam de insônia ou sonolência excessiva durante o dia era de 27,1% e 28,9%, respectivamente, enquanto nos indivíduos sedentários as queixas aumentavam para 72,9% e 71,1%. Sendo assim, a corrida ajuda a ter uma noite de sono melhor e a ter uma dia mais produtivo.

10) Corra para esquecer os problemas
Se você conhece algum corredor poderá notar que ele se queixa com menor frequência dos seus problemas. A prática esportiva é responsável por isso, e é seu próprio corpo que faz eles desaparecerem (ou você relevá-los com mais facilidade).

A endorfina é um neuro-hormônio liberado pelo organismo após a atividade física que resulta em um bem-estar altíssimo, aumentando a disposição, melhorando o sistema imunológico e aliviando as dores.