Dez anos do Encontro Nacional de Cicloturismo

Atualizado em 10 de outubro de 2011
Mais em

O Clube de Cicloturismo completa em 2011 dez anos de fundação e vê com entusiasmo o crescimento da atividade no país. Com cerca de 15 mil cadastrados, de todos os estados do Brasil, a entidade vem mostrando que viajar de bicicleta é uma opção de turismo que alia liberdade, esporte e consciência ambiental.

Um dos grandes objetivos do Clube nestes dez anos foi mostrar que qualquer pessoa, desde que adquira um condicionamento físico mínimo, pode realizar uma viagem de bicicleta. “Muita gente acha que somos atletas e que seria impossível para qualquer pessoa, realizar uma viagem de bicicleta” diz Eliana Garcia, fundadora do Clube de Cicloturismo. “Mas o que temos constatado é que um número cada vez maior de pessoas estão percebendo que da mesma forma como andavam de bicicleta quando crianças, podem voltar a fazê-lo com a mesma alegria depois de adultas”.

E é neste espírito que será comemorado o 10º Encontro de Cicloturismo, entre os dias 12 a 15 de novembro, em Santa Maria Madalena, no Rio de Janeiro. Para mais informações e incrições para o evento acesse www.clubedecicloturismo.com.br.

Além de passeios de bicicleta, o evento contará com uma programação de palestras e cursos, com cicloturistas experientes em várias áreas. O evento também terá uma Oficina de Desidratação de Alimentos para viagens, e palestras com relatos de viagens por Cuba, Santiago de Compostela, Alpes e uma Volta pela América do Sul.

A cada ano o Encontro de Cicloturismo é realizado num local diferente, sempre em regiões que tenham belas paisagens e estradinhas de terra tranquilas para se pedalar. O local escolhido este ano, Santa Maria Madalena, no Estado do Rio de Janeiro, é sede do Parque Estadual do Desengano, que agora é o ponto de partida para um novo circuito de mountain bike.