Desempenho e ciclo menstrual

Atualizado em 28 de março de 2008
Mais em

Por Odara Gallo

Mulheres são verdadeiras caixinhas de hormônio. Tudo o que rege a vida no universo feminino tem a ver com eles e suas fases ao longo do mês. E com o desempenho na atividade física não é diferente. Conhecendo bem essas fases e suas peculiaridades, é possível se preparar melhor e até direcionar o treinamento.

Um ciclo menstrual de 28 dias pode ser dividido em quatro fases: menstruação (1º ao 4º dia), pós-menstrual (5º ao 11º dia), intermenstrual (12º ao 22º dia) e pré-menstrual (23º a 28º).

“Na fase pós-menstrual, o desempenho físico ideal geralmente é alcançado, e isso se dá por causa da taxa de estrógeno que aumenta”, explicou Adriana Piacsek, treinadora da TPM – Treinamento Para Mulheres. Outra vantagem desse período é a ativação da glândula supra-renal, que provoca maior secreção de noradrenalina e também favorece a corrida.

Durante a menstruação, existe uma diferença entre atividades de longa duração e de velocidade. “Cerca de 70% das mulheres alcançam desempenho igual ou melhor, enquanto 30% têm uma queda. Mas a diminuição dessa performance, geralmente, refere-se a exercícios mais prolongados, enquanto em trabalhos de velocidade há uma melhora”, afirmou a treinadora. Mas vale ressaltar que essas mudanças se fazem apenas com efeitos psicológicos, já que o sangramento em si não interfere na capacidade de executar exercícios.

Na fase intermenstrual, os dos hormônios femininos (estrógeno e progesterona) estão em plena fase de mudança, ou seja, os níveis de estrógeno estão caindo e os de progesterona subindo, o que favorece atividades aeróbicas, como a corrida. Por isso, prefira puxar seus treinos longos nesse período, já que você vai sentir bem menos a carga.

A última fase é a mais complicada delas, pois existem variáveis como cólicas e TPM, já que nem todas as mulheres apresentam esses sintomas. “Quando surgem dores menstruais mais fortes, aconselha-se tomar cuidado com a carga de exercícios ou até mesmo limitá-los”, indicou Adriana Piacsek. É nesse período que os dois hormônios femininos começam a cair e aquelas que sofrem de TPM começam a ter suas crises. Se você não se sente bem para correr nesses dias, opte por atividades que aliviem o estresse, como alongamento e hidroginástica. Os exercícios na água ajudam ainda a combater a retenção de líquidos.