Descubra os circuitos de corrida rua pelo país

Atualizado em 23 de agosto de 2011
Mais em

Com o grande crescimento no número de adeptos das corridas de rua, as provas também se ampliaram, e os chamados circuitos nacionais hoje fazem sucesso entre os corredores. Uma das vantagens é contar com disputas que geralmente seguem um formato logístico pré-estabelecido e apresentam boa estrutura.

Os circuitos também costumam apresentar diferenciais para os corredores, como provas noturnas, somente para mulheres, uma prova em cada estação do ano, enfim, são várias as possibilidades de escolhas para os apaixonados por corrida. E o melhor, as provas são disponibilizadas em várias cidades do país, não somente no eixo Rio-São Paulo.  

Com o calendário em mãos, é possível também incluir uma prova de um circuito conhecido em um plano de férias por outros locais do país. Confira abaixo a seleção de alguns circuitos que passam por várias cidades brasileiras, com vagas paras as provas deste segundo semestre.  Para mais opções, consulte o calendário de eventos do ativo.com.

Fila Night Run

O Circuito de corrida-balada faz sucesso entre os corredores que gostam de prova noturna. Além de percursos de 5 km e 10 km, o evento atrai os participantes com muita diversão, colocando shows musicais, espetáculos de luzes e outras performances para descontrair os atletas. A próxima etapa será em Campinas, no interior paulista, dia 10 de setembro, com prova no Parque do Taquaral. Vitória, no Espírito Santo, recebe a etapa no dia 24 de setembro, na Praia de Camburi. Em outubro, o circuito conta com três provas espalhadas pelo país: dia 1º em Curitiba; dia 22 em Belo Horizonte; e dia 29 em Porto Alegre. Saiba Mais.

Circuito Lótus

Este circuito nacional é dedicado exclusivamente às mulheres e, desde a cenografia, o evento apresenta um ambiente mais feminino, apostando no charme e descontração para as corredoras, em distâncias curtas, como 6 km. No primeiro semestre, o evento passou por duas capitais brasileiras e agora no dia 4 de setembro é a vez de São Paulo receber a prova, com largada em um cartão postal da cidade, a Ponte Estaiada. No dia 11 de setembro a corrida será no Rio de Janeiro, entre as praias do Leblon e Copacabana. Saiba Mais.    

10 Milhas Brasil

Neste circuito, o principal diferencial é a distância de 10 milhas (18 km), que ganha cada vez mais adeptos, principalmente de corredores que querem desenvolver performance. As provas também podem ser disputadas individualmente ou em duplas. No dia 11 de setembro a disputa será na capital federal, no eixo Rodoviário Sul, e no domingo seguinte, dia 18/9, em Belo Horizonte, com ponto de encontro na Praça da Pampulha. Saiba Mais.

 

Circuito das Estações Adidas

Neste circuito já tradicional no país, a proposta é realizar quatro provas, uma em cada estação do ano, e sempre no mesmo percurso para que os corredores possam avaliar seus desempenhos em diferentes condições climáticas. As corridas de primavera começam neste próximo domingo, dia 28/8, em Porto Alegre. Em setembro, as provas serão realizadas em Curitiba – dia 4, no Jockey Club -; em Salvador, no dia 18, no Jardim de Alah; e dia 25 na região do Pacaembu, em São Paulo. Em outubro, a prova na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, fecha a etapa florida do circuito. Saiba Mais.

Série Delta

O evento que cresce pelo interior paulista e também é realizado em São Paulo e Goiânia se inspirou este ano no berço dos grandes corredores: o continente africano. Cada etapa escolheu um país para homenagear e a terceira etapa das provas por várias cidades terá como tema o Quênia. Com percursos de 5 km e 10 km, a próxima disputa será neste domingo, dia 28/8, em São José dos Campos (2ª Etapa – Marrocos). Em outubro, a terceira e última etapa do ano em Goiânia será no dia 30. No mês de novembro, o circuito chega ao final em Ribeirão Preto, no dia 20, e em Campinas, no dia 27. Em dezembro, o encerramento do Circuito será em São Paulo, com disputa no dia 4, no Jockey Club da cidade. Saiba Mais.