Descanso durante a temporada: Por quê e como fazer?

Atualizado em 06 de setembro de 2011
Mais em

Neste meio de temporada, alguns atletas se encontram um pouco desmotivados em relação aos treinos. É bem provável que as principais provas do ano já tenham passado, mas que restam ainda alguns eventos importantes para fechar a temporada, provas essas que ocorrem em novembro.

A forma física está em cima, mas a motivação para continuar treinando fica cada dia menor. O atleta então se encontra em um mix de altos e baixos quando se trata de performance nos treinos e motivação para sair para treinar. Mas como resolver esse problema e ter novamente aquela vontade de treinar o esporte?

Uma opção que costuma ser bem sucedida é tirar uma “mini férias” da estrutura dos treinamentos, não somente para um merecido descanso físico, mas principalmente para voltar a ter aquela vontade de treinar que tanto gostamos.

Primeiro é importante entender os benefícios mentais de um descanso no meio do calendário de provas. Se você está considerando uma mini férias durante a temporada, significa que você atravessou uma linha muito fina buscando seu limite, seu objetivo e seu sonho. Mas nesse esporte, isso é necessário, é muito difícil ter melhoras ou resultados expressivos sem passar por fases de fadiga física e mental que não sejam intensas.

Quando um atleta se encontra em “burn out” (termo em inglês pare desgaste mental), 99% das causas são mental/sistema nervoso. Quando nos direcionamos totalmente em um assunto, no caso o triathlon ou corrida, sem ter um descanso, estamos sempre ligados, e sabemos que a quantidade de informação relacionada ao esporte é imensa. Sites de triathlon ou corrida, revista, fotos, loja, pessoas, locais de treino, sempre as mesmas coisas em sua cabeça, noite e dia, drena seu sistema nervoso.

Burn outs acontecem com atividades sem nenhum esforço físico como pesca ou golf. Não é apenas físico o descanso que você precisa, mas sim com TUDO relacionado a Triathlon.

Portanto, quando escolher um local e data para sua mini-férias no esporte, é importante escolher um lugar diferente no qual você nunca tenha ido antes, vá sem sua road bike, MTB é uma boa alternativa. Corrida é feita sem relógio, de preferência em parques ou trilhas e nunca na esteira, alterne com longas caminhadas sem intensidade, esqueça um pouco os “dados” que lhe são passados nos treinos usuais (batimentos, velocidade, etc). Natação de preferência em águas abertas, sem estrutura ou série, nade o volume que quiser mas evite nadar na mesma piscina que fez seus treinos, varia, explore.

Durante esse período, alterne entre um dia de descanso total, com um dia LIVRE (evite pensar em treinos de triathlon, pense em atividade física), de até 40min.

Outra dica é sair também do estilo de vida do triathlon quando se trata de informações. Por exemplo, leia sobre assuntos que sobre os quais você nunca se interessou antes, algo que seja NOVO. Vá para algum lugar que você não conhece, algum lugar QUIETO e CALMO. Converse com pessoas que você não conhece, menos triatletas.

Ao final de sua mini férias você vai se encontrar com outro ânimo nos treinos, e com ainda mais certeza que o esporte é sua paixão e estilo de vida. E por ter feito algumas atividades, sua forma física será mantida e o retorno aos treinos de performance não vai demorar muito até aparecer.

Bons treinos!

Confira:

Treine com a ironguides! Solicite aqui sua planilha personalizada!

 

Artigo anterior:

Especial Ironman Brasil 2011:

Alguns artigos 2010 da ironguides:
Avalie sua temporada – Parte II 
Avalie sua temporada – Parte I 
Você treina para comer ou come para treinar? 
Treinamento de 12 semanas para seu primeiro Triathlon.   
Como é sua conduta na prova de triathlon?