DESAFIO SERRA DE CAMPOS

Atualizado em 11 de maio de 2011
Mais em

Na última segunda-feira, a organização da Copa VO2 – Desafio da Serra de Campos confirmou um percurso alternativo para a competição, necessário após a inviabilidade de manter o trajeto consagrado nos últimos cinco anos. Ao contrário do que se esperava, a licença foi negada para o fechamento da estrada e realização da prova em função das obras de reforma da pista.

A organização buscou a única alternativa viável, um circuito que parte da cidade de São Bento do Sapucaí com final em Campos do Jordão, parte de um roteiro conhecido pelos ciclistas como Volta do Paiol.

Com essa decisão o evento passa a ter 37 km. Apesar de mais curto, o percurso será mais exigente, com subidas de grande dificuldade e descidas que exigem atenção redobrada.

O PERCURSO

Partindo da praça em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima, os primeiros cinco quilômetros são de aquecimento, com uma bela vista da Pedra do Baú, ponto turístico da região. Logo na sequência, um duro trecho de sete quilômetros, com subidas de grande inclinação, com um trecho de alívio após o segundo quilômetro.

Superado este colosso, uma descida para soltar as pernas e duas subidas de dificuldade moderada, que se assemelham ao trecho que antecede a serra velha, no circuito tradicional. Depois, mais um longo trecho de predominante descida, com curvas que exigem atenção.

Ao final desta etapa, com 24,5 km de prova, a placa de Bem-Vindo a Campos do Jordão é sinal que está acabando, mas assim como no circuito tradicional, ainda há dificuldades. São cerca de seis quilômetros de subida, com alguns momentos de distensão e sem grandes inclinações. Uma curva para a esquerda na bifurcação e você começará a reconhecer a descida final do Desafio da Serra de Campos, chegando na Avenida Emílio Ribas após cruzar a linha do trem para a chegada tradicional próximo ao Baden Baden.

CUIDADOS

A subida do Paiol não é fácil. Recomendamos aos atletas amadores o uso de pedivela compacto e de cassetes com relações mais leves, maior do que 25 dentes, por exemplo.

SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

Quem já reservou hotel em Santo Antônio do Pinhal não precisa se preocupar. Essa cidade fica a 25 km de São Bento do Sapucaí, um percurso que pode ser feito de carro ou até mesmo de bicicleta. Para isso, pegue o sentido da largada da prova tradicional, no trevo da SP-050 vire à esquerda (há placas informando a direção de São Bento). Poucos quilômetros depois, vire à direita e deixe a SP-050, seguindo novamente a indicação da placa para a cidade da nova largada. O asfalto deste trecho não está nas melhores condições e também passa por reformas.

PEDIDO DE DESCULPAS

Em nota oficial, postada no site ainda nesta quarta-feira, a organização do evento pede desculpas pela alteração no percurso do 9º Desafio da Serra de Campos e a compreensão de todos os envolvidos diante da impossibilidade de realizar a prova no local tradicional. A organização espera o retorno do trajeto original nos próximos eventos, assim que as obras forem finalizadas.