Desafio em milhas

Atualizado em 31 de maio de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Neste domingo, dia 31 de maio, a cidade do Rio de Janeiro recebeu a primeira etapa de 2009 da prova Mizuno 10 Milhas, que reuniu cerca de seis mil corredores no Aterro do Flamengo. Apesar da medida métrica não ser a adotada no Brasil, a prova (com seus 16 km) é ideal para muitos corredores, que buscam novos desafios ou se preparam para corridas mais longas.

“Já fiz provas de 10 km algumas vezes, e queria partir para algo mais desafiador. Foi um pouco complicado, pois tive problemas no trabalho e não consegui treinar direito. Não estava preparado nem para correr 10 km, imagine 16 km. Mesmo assim, gostei muito do desafio”, contou Bruno Alexandre Sieczko Guzzo, 29, consultor de tecnologia.

“Nunca tinha feito uma prova nesta distância, apenas de 10 km. Como estou treinando para a Meia-Maratona do Rio, ela serviu para avaliar como está minha preparação, e me senti muito bem”, disse Adriana Freitas de Carvalho, que gostou das marcações no percurso serem feitas em milhas e quilômetros.

“Achei que as marcações seriam apenas em milhas. Como estou treinando para a meia, foi muito bom ter também os quilômetros, pois deu para controlar melhor o ritmo”, destacou.

Tempo agradável
A manhã pouco ensolarada na cidade carioca ajudou a maioria dos atletas, que não tiveram que enfrentar pela frente um dos principais inimigos dos corredores, o sol.

“O tempo ajudou e o sol não estava muito forte. Também ventou bastante, e isto ajudou a resfriar o corpo. Além disso, a distribuição de água estava perfeita e na parte final do percurso entregaram isotônico, o que deu uma energia extra até a linha de chegada”, disse Guzzo.

Porém, os que terminaram a prova um pouco mais tarde foram prejudicados pelo calor, como o médico João Felippe Villarinho, de 26 anos.

“Corri em dupla com uma amiga e fiz a segunda parte do revezamento. Apesar do tempo nublado do início, depois esquentou e dificultou um pouco”, revela. “Sugiro até que os organizadores de provas forneçam bonés nos kits aqui do Rio, porque correr com o sol quente do Aterro na cabeça não é bom”, completou Villarinho.

Meninas e meninos
Além da distância medida em milhas, outro diferencial da prova foi a largada separada para homens e mulheres, que agradou alguns, mas deixou outros inconformados.

“Como homem, achei esta ideia horrorosa. Fiquei apertado do lado de um monte de `macho´, enquanto minha esposa e minha cunhada estavam confortáveis. Elas disseram que gostaram, mas também, ficaram lá no bem-bom”, brincou o advogado Flavio Menezes Bacellar, 39, que também usou a corrida como preparação para fazer a Meia-Maratona do Rio, que será realizada no próximo dia 28 de julho, junto com a Maratona.

“A ideia de separar homens e mulheres foi boa, mas talvez seja necessário mais espaço, para evitar um pouco o afunilamento, principalmente para quem corre com a intenção de buscar um bom tempo e precisa sair rápido desde a largada”, afirmou Adriana.

Fotos: Edu Rangel e Stefano Martini

:: Mizuno 10 Milhas – Rio de Janeiro
Data: 31 de maio de 2009
Horário: 8h
Percurso: 10 milhas (16,090 km)
Temperatura: 24ºC (média)
Participantes: 6 mil
Premiação: Troféu para os três primeiros colocados e medalhas para todos os concluintes