Desafio em dobro

Atualizado em 24 de agosto de 2011
Mais em

Os 18 meses longe das pistas, por conta de uma ruptura do tendão calcâneo do pé direito, apenas aumentaram a vontade de competir do etíope Kenenisa Bekele. No Campeonato Mundial de Atletismo, que começa no próximo sábado, 27 de agosto, em Daegu, Coreia do Sul, o atleta competirá nas suas duas especialidades: os 10 mil metros e também os 5 mil metros.

Como não compete desde janeiro de 2010, o esperado era que ele optasse apenas pelos 10 mil, mas a Federação Etíope de Atletismo confirmou que Bekele estará também no trajeto menor. “Todas as atenções estarão voltadas para Kenenisa. Ele competirá nos 5 mil e nos 10 mil mesmo que esteja se recuperando de uma lesão”, disse Dube Jillo, diretor técnico da equipe etíope.

Atual campeão mundial e olímpico das distâncias, além de ser o dono dos recordes mundiais – 12min37s nos 5 mil e 26min17s nos 10 mil – Bekele é considerado um dos maiores fundistas da história e nunca foi derrotado em uma prova de 10 mil metros. Em seu currículo ele ostenta três ouros olímpicos e cinco mundiais.