3º Desafio da Mata Atlântica

Atualizado em 05 de julho de 2008
Mais em

A 3ª edição do Desafio Mata Atlântica A Tribuna/ Cubatão, realizada neste sábado, 5 de julho, atraiu cerca de 1.500 atletas para o percurso de 7,5 km de subida do Caminho do Mar, a famosa Estrada Velha de Santos, considerado um dos mais difíceis do Brasil. Os grandes campeões da disputa foram Francisco Barbosa do Santos, o Chiquinho, que completou o trajeto em 30min51s, e Marizete de Paula Rezende (35min50s), que tem 100% de aproveitamento na competição, com três vitórias.

Assim como Marizete, Chiquinho também não venceu a prova pela primeira vez. Ele é bi-campeão e repetiu a mesma estratégia de 2007 para conquistar o primeiro lugar este ano: começou sem forçar e, a partir do 3 km, apertou o ritmo. O principal adversário de Chiquinho foi o paulistano Sérgio Celestino da Silva, que liderou até o 7 km.

Outro destaque do pelotão de elite foi o queniano Paulo Kipkorir, um dos oito atletas do esquadrão africano na disputa, que também acompanhou os brasileiros por quase todo o trajeto. Nos últimos 500 metros, Sergio tentou apertar o passo para surpreender, mas Chiquinho contra-atacou e chegou em primeiro lugar com 12 segundos de vantagem para o paulistano.

Chiquinho vibrou muito com o resultado e ficou na linha de chegada para aplaudir os outros desafiantes que completavam o percurso. “Fiz igual no ano passado. No final, quando a subida ficou mais leve, no final, saí para o abraço”, falou o corredor de Bodocó, no interior pernambucano, e que mora em Guarulhos atualmente. “Fiquei muito emocionado e feliz. Essa é a prova mais dura que já corri em toda a minha vida”, comentou o bicampeão, que está com 35 anos e corre há oito.

Para o vice-campeão faltou experiência na disputa com Chiquinho. “Perdi na estratégia. Tentei sair um pouco antes. Ele aguardou e saiu no momento certo. Parabéns para ele, mas o ano que vem tem de novo. Foi a minha primeira vez na prova e o Chiquinho já conhecia bem”, disse o atleta de 24 anos, vice-campeão sul-americano de cross country em 2005. “Essa prova é fantástica. Acho que todos os corredores de cross country e de fundo têm de correr aqui um dia”, completou.

Terceiro nas três edições, Pantanal ficou satisfeito. “Essa corrida é muito difícil. Tentei sair do bloco no começo para tentar abrir, mas os caras não deixaram. Mas estou feliz. Ano que vem vou treinar exclusivamente para essa corrida. É questão de honra e vamos ver se vai dar para, pelo menos, ser segundo”, brincou o atleta de 28 anos.

Disputa feminina
O pelotão de elite feminino teve dois destaques: Marizete de Paula Rezende e a queniana Anne Bererwe, que foi vice em 2006. Ambas saíram forte desde o início e abriram vantagem para as demais, mas foi a africana quem assumiu a ponta. Marizete, com dores no baço, ficou um pouco para trás. No 5 km, Anne começou a perder ritmo e Marizete encostou para dar o bote faltando 300 metros para o final.

“Nem acredito que deu. A queniana vinha muito forte e eu senti dor no baço e pensei: Ai meu Deus, perdi! Estava preocupada, mas deu sete quilômetros e foi um abraço. Decidi sair com tudo, porque não tinha mais nada a perder”, contou a tricampeã. “Gosto muito de correr na subida. Isso me favorece. Eu sofro, mas gosto de sofrer e vou embora”, revelou a atleta de 34 anos, que é treinada pelo marido, o ex-maratonista Diamantino Silveira.

A vice-campeã Anne Bererwe simplificou a sua atuação. “Faltou força nas pernas no final. A Marizete veio forte e eu também estava bem, mas senti as pernas nos dois últimos quilômetros. Gostei de correr aqui novamente”, afirmou a queniana de 26 anos, que este ano também foi a vice-campeã no 23º 10 KM Tribuna FM.

:: Serviço
3º Desafio da Mata Atlântica A Tribuna/ Cubatão
Data:
5 de julho de 2008
Horário: 9h
Distâncias: 7,5 km
Temperatura: 21ºC (média)
Umidade: 73% (média)
Clima: ensolarado
Participantes: 1.500
Vencedores:
Masculino
1º Francisco Barbosa dos Santos – 30min51s
2º Sérgio Celestino da Silva – 31min03s
3º Lindomar Modesto – 31min22s
4º Paulo Kipkemi Kipkorir – 31min37s
5º Laurent Migaire – 31min47s
Feminino
1ª Marizete de Paula Rezende – 35min50s
2ª Anne Cheptanui Bererwe – 36min04s
3ª Dione D’Agostini Chillemi – 37min38s
4ª Leah Jelagat Kipchumba – 39min22s
5ª Eliana Souza de Oliveira – 39min29s