Desafio Cartel Endorfina

Atualizado em 31 de março de 2008
Mais em

Por Carolina Botelho
Foto Alexandre Cappi/ BrStock

São Paulo amanheceu chuvosa nesse domingo, 30 de março. Mesmo assim, antes das 7h, a Praça da Oceanografia, na Cidade Universitária, foi tomada por corredores que já fizeram os 10 quilômetros abaixo de 44min58s. Diferentemente das provas tradicionais, a maioria aqueceu num trote leve e moderado por mais de meia hora, além de um bom alongamento.

Noventa e cinco corredores, sendo 83 homens e 12 mulheres, largaram para percorrer os 8 km dentro da USP, sendo duas voltas de 4 km com duas passagens pela temida subida íngreme da Biologia. A largada foi realizada às 8h10, com trégua da garoa paulistana.

Para participar do Desafio Nike Cartel Endorfina, os corredores tiveram que ser convidados, já que se trata de um clube de corrida fechado. O resultado foi um grupo forte na corrida do começo ao fim. O vencedor da prova, Fábio Nascimento, por exemplo, terminou o primeiro quilômetro – a subida da Biologia – desse desafio de 8 km em 4min35s. Diogo Nébias, que foi o ganhador da temporada de 2007 dos desafios, passou esses mil metros iniciais em 4mim06s. Prova de que essa turma é forte é que quem teve a pior marca nesse começo de prova fez em 5min18s (entre os homens).

A corrida foi eletrizante do começo ao fim. José Virgínio fez a primeira volta para 12min37s, enquanto Fábio Nascimento vinha colado, marcando 12min38s. Logo depois, Fábio assumiu a liderança e fechou o desafio com o tempo de 25min28s, seguido de Bernardo Alves de Lima (25min40s) e Luciano Santos Lima, terceiro, com 26min05s. “Gostei da prova e do evento em si. Foi uma corrida diferente, que já começou na subida, com muita adrenalina”, disse Fábio Nascimento, 29.

Entre as mulheres, Maria Cristina Vaquero Rodrigues, 36, passou na frente o primeiro quilômetro, com 4min01s. Bia Nascimento veio atrás, com 4min28s. Fátima dos Santos, a mulher menos rápida fez essa primeira parte em 5min45s. “Fechei os 8 km em primeiro lugar, com 29min07s. Foi realmente um desafio. A surpresa da subida foi legal”, disse Maria Cristina. “O percurso é bom e a subida foi o ponto mais difícil”, falou Bia Nascimento, que afirmou que sua especialidade são percursos planos.

Renata Bittar, 32, participou dos quatro desafios do ano passado e curtiu bastante os 8 km na USP dessa primeira etapa dos desafios de 2008. “Quem está aqui é porque é fera. Foi difícil demais. Comecei a me soltar no sexto quilômetro. Mas adorei a prova”, disse a corredora que concluiu em 35min10s, ficando com a sétima colocação.

Rafael Vechies, 28, não é elite, mas também corre forte. Nesse desafio, abaixou o tempo dele em 2min30s. “Fiz tiros para melhorar meu tempo e deu certo. A primeira subida percorri com força total, mas a segunda resolvi ir trotando para poder agüentar. Perdi algumas posições nesse momento, mas depois, na descida e no plano, recuperei algumas delas. Adorei o desafio, pois é muito bom estar entre os mais rápidos”, disse o paulistano, que concluiu o percurso em 35min02.

O triatleta Kim Cordeiro, 36, da BK Sports, também aprovou o Desafio Nike Cartel Endorfina. “Esse tipo de prova nunca foi feita aqui na cidade. O nível bom dos atletas estimula a superação”, disse.

Entenda os desafios
Os Desafios do Cartel Endorfina foram criados no ano passado pela Nike. Um grupo seleto de 20 pessoas correu quatro etapas, na preparação para o último teste: a Nike 10k. Em 2008, o Circuito Cartel Endorfina vai premiar os corredores mais rápidos.

Serão duas corridas em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Para participar, é preciso ter marcado os 10 km abaixo de 44min58s. A convocação chega por mensagem de texto (SMS) ou e-mail. Depois, você pode se cadastrar no site da comunidade Cartel Endorfina no endereço www.cartelendorfina.com.

:: Serviço
Desafio Nike Cartel Endorfina

Resultados
Data:
30/03
Horário: 8h10
Temperatura: 18°C
Umidade: 94%
Clima: nublado, com garoa fina
Inscritos: 95 (83 homens e 12 mulheres)

Masculino
1º – Fábio Nascimento – 25min28s
2º – Bernardo Alves da Silva – 25min40s
3º – Luciano Santos Lima – 26min05s

Feminino
1ª – Maria Cristina Vaquero Rodrigues – 29min07s
2ª – Beatriz Nascimento – 32min38s
3ª – Jucimara Félix dos Santos – 32min53s