Desafio 24h de Clarindo no Velódromo do RJ é adiado

Atualizado em 16 de março de 2011
Mais em

O desafio 24h do ciclista santista Cláudio Clarindo no Velódromo do Rio de Janeiro, neste final de semana (19 e 20), teve sua realização adiada. A data ainda será divulgada, mas, provavelmente será nos dias 2 e 3 de abril.

O atleta, que também é colunista do ativo.com, pretende pedalar 24 horas no Velódromo do Rio de Janeiro, em busca do recorde mundial de distância. A meta é chega aos 900 km, pedalando em círculos, sempre para a direita, numa pisca inclinada, o que dificulta ainda mais o esforço, porque ele é especialista em provas de longas distâncias outdoor, geralmente estradas.

E é justamente o fato de pedalar para um único lado, num circuito de apenas 350 metros, um dos maiores obstáculos. “Isso me consome o pensamento e só não quero é ficar tonto (risos). Muitos me perguntam o motivo de fazer esta loucura, mas para mim é simples: demonstraremos o ciclismo, modalidade indispensável ao mundo sustentável, o condicionamento do ser humano em suportar grandes desafios e minha vida até hoje só se deparou com grandes desafios. Quero superar mais um, que não será nada fácil”, ressalta.

Preparando-se para a sua terceira participação na Race Across America (RAAM), prova ciclística com nada menos que 5 mil km da costa leste a oeste dos Estados Unidos, passando por diversos tipos de terreno, altitude e clima, ele já está acostumado a enfrentar dor, cansaço em cima de uma bike. No velódromo não será diferente. “Devo me programar para a cada quatro horas para por 10 minutos”, destaca.

No desafio, Clarindo usará uma bike aerodinâmica, a mesma para tomadas de tempo. “Terá um câmbio eletrônico, para tentar aliviar o desgaste das trocas de marchas e já me preparar para utilizá-lo na RAAM 2011. Será uma experiência única”, comenta o atleta patrocinador por Specialized, 3T Cycling, Shimano, Fizik, PZ Racing, Gelog transportes, Oakley e VO2 máx.

Um dos pontos principais, além do preparo físico e psicológico, será a equipe de apoio. “Como sempre, estarei com meus amigos, mas além de tudo, contarei com a Dani Genovesi, que estará realizando o mesmo desafio, tentando colocar uma marca feminina durante as 24 horas”, afirmou Clarindo, referindo-se à carioca campeã individual da RAAM 2009.

“Estou me preparando muito, visando a RAAM e a tentativa de quebra de recorde mundial neste momento é muito bom, pois aumenta o meu incentivo. Meu segredo é o meu médico, Dr. Gagliardi, que estabilizou a minha tireóide, problema que sofro desde 2007”, revela o ciclista. A prova tem início às 11 horas do dia 19 (sábado) e termina no mesmo horário de domingo, na transmissão ao vivo pelo Programa Esporte Espetacular.