De olho no Tour, Ullrich se diz em forma

Atualizado em 09 de maio de 2006
Mais em

POR ANA PAULA DE OLIVEIRA

As boas notícias para os fãs do alemão Jan Ullrich (T-Mobile) são que ele não está acima do peso, como de costume nesta época do ano, e que seu joelho direito, lesionado no período de preparação no inverno europeu, recupera-se bem.

“Meu joelho passou por um grande teste na Volta da Romandia”, disse o alemão de 32 anos. Sem dores e sem inchaço, problemas que enfrentou após a lesão, em fevereiro, e que pioraram em março. Aparentando descanso, Ullrich falou à imprensa antes do início do Giro d’Italia, na Bélgica, no último sábado, dia 6.

A nem tão boa notícia, como já se podia prever, é que Ullrich, o líder da T-Mobile, veste a camisa número 219 – o último número entre os competidores do Giro. “É mesmo?”, ironizou o alemão, admitindo ser um pouco supersticioso. Brincadeiras à parte, o número não tem nada a ver com o ranking ou com as chances do corredor na prova. O time de Ullrich é o último, em ordem alfabética, das 22 equipes do Giro.

Ironizando sua posição, o alemão enfatizou: “Não importa se sou o último aqui. Vocês conhecem o ditado: o último será o primeiro. O mais importante é ser o primeiro no Tour de France”.

A última boa notícia é que o Tour de France, prova que Ullrich descreveu como seu principal objetivo, está a dois meses de começar, mas esta é apenas a sua segunda competição na temporada, o que lhe rende menos de 700 km de pedalada. A maioria dos competidores possui duas ou três vezes mais quilometragem do que o alemão.

“Não é a maneira ideal de treinar para o Tour”, admitiu. “Eu modifiquei um pouco meu método de treinamento, fazendo um preparo intensivo em janeiro, que me deixou mais em forma do que nunca. Mas meu joelho me trouxe alguns problemas e fiz o melhor que pude. Não foi fácil.”

Com seu histórico de lesões, doença, problemas pessoais e sobrepeso, a estrada que leva ao Tour de France nunca foi fácil e, uma vez lá, o caminho para a vitória sempre foi cheio de pedras e espinhos.

Desde quando ganhou o Tour, em 1997, ele foi o segundo por quatro vezes e, no ano passado, desceu mais um degrau, terminando em terceiro lugar.

“A cada ano fica mais difícil”, ele respondeu. “Mas vou fazer de tudo e dar o máximo de minhas forças para ganhar o Tour neste ano. Obviamente, o trajeto me beneficia por ter longos contra-relógios.”

Ullrich foi evasivo ao responder duas questões: Será agora ou nunca neste Tour de France? Teria desperdiçado seu talento? Talento este inquestionável quando terminou em segundo em 1996 e ganhou no ano seguinte.

O Giro é meramente um treino para ele, que demonstrou cara de pouco interesse quando foi questionado sobre quem seriam os favoritos da prova – Ullrich está mais focado em quem serão os principais candidatos à vitória no Tour.

Se a pressão sobre ele será alta no Tour, deveria ser ausente no Giro. “Eu vou me concentrar no Giro, Basso é o favorito, mas não ficarei olhando para ele o tempo todo. Temos em nosso time atletas de ótimo nível, mas, para mim, vou competir por mim mesmo.”

Assim que o Giro terminar, dia 28 de maio, Ullrich espera ficar uma semana em sua casa na Suíça, continuando seu treinamento até o início do Tour de France, dia 1º de julho.