De Bike com o Rio

Atualizado em 16 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

No ano da Holanda no Brasil, o Consulado-Geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro realizará no próximo domingo (18) o passeio ciclístico “De Bike com o Rio”, com cerca de quinhentos convidados, entre brasileiros e holandeses, no Aterro do Flamengo. O evento fará parte da campanha “Holanda De Bike Com o Rio” e acontecerá das 8h30 às 13h, sendo que os ciclistas iniciarão o passeio a partir das 9h.

A campanha tem o objetivo de incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte, cada vez mais presente na rotina dos cariocas. A ação faz parte do evento “Um dia sem carro”, promovido pela Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro (Fecierj) e contará com uma tenda holandesa, próxima ao Monumento das Pracinhas, local de onde os ciclistas iniciarão a pedalada.

A parceria entre o governo holandês e o carioca não para por aí. Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, haverá outro evento, o Bici Rio, promovido pela Prefeitura e patrocinado por diversos incentivadores, inclusive o próprio governo batavo. A abertura do Fórum será feita pelo Roelof Wittink, embaixador do ciclismo no país.

A Holanda está engajada no projeto de formar uma parceria com o Rio de Janeiro, com o intuito de achar soluções em infraestrutura para o investimento no transporte cicloviário, acompanhando o desenvolvimento econômico do Estado. O domínio do conhecimento em fabricação de bicicletas, engenharia de trânsito e segurança é um dos principais pontos em que os holandeses iriam ajudar no projeto.

“A Holanda possui conhecimento nos campos de planejamento e engenharia de ciclovias, o que inclui sinalização e segurança. Estamos aptos a auxiliar o Rio no esforço de adoção da bicicleta como um dos principais meios de transporte diário”, ressalta o cônsul-geral dos Países Baixos
no Rio, Paul Comenencia.

Atualmente há na Holanda, cerca de 18 milhões de bicicletas para 17 milhões de habitantes. São 17.701 ciclovias e 64.336 vias onde é possível andar de bicicleta, totalizando 29.000 km à disposição dos ciclistas.