Daniela Genovesi se prepara para a RAAM

Atualizado em 08 de junho de 2009
Mais em

A ciclista carioca Daniela Genovesi já está nos Estados Unidos, se dedicando aos últimos treinos para encarar no próximo dia 16 de junho o Race Across America. Na maratona ciclística americana, a brasileira será a primeira mulher latino-americana credenciada para esta competição, na qual ela vai precisar pedalar 20 horas por dia – ou 400 km – para atingir seu objetivo. Serão ao todo 4.800 km, atravessando os Estados Unidos de costa a costa em 12 dias.

“O Race Across America é um sonho na minha vida desde que comecei a pedalar. O maior desafio não será físico, mas psicológico, para agüentar a dor e o cansaço”, afirma Daniela, 41 anos, mãe de três filhos.

Na competição americana, Daniela gastará de seis a oito mil calorias por dia, o que exigirá uma alimentação diferenciada, preparada pelo médico Oswino Pena. São seis refeições diárias, sem gorduras ou frituras, entremeadas por shakes de proteínas e carboidratos.

Durante a prova, o fisiologista João Felipe será responsável por acompanhar a alimentação de Dani Genovesi. O professor de yoga Orlando Cani terá conversas diárias com a atleta para cuidar de sua recuperação psicológica numa prova tão desgastante. A estrutura conta ainda com um engenheiro de estrada, que vai monitorar um GPS de última geração, capaz de detectar até buracos nas rodovias. Cinco carros vão acompanhar Dani em todo o percurso. O automóvel também servirá de cama para a atleta descansar.

Daniela embarcou para os Estado Unidos com três bicicletas especiais, feitas de carbono, todas da marca “Specialized”. A mais leve pesa 7,2kg. Ela será mais usada em trechos de subida. Uma outra bicicleta é mais apropriada para terrenos planos, muito comuns nos estados do Texas e do Kansas, por exemplo. A terceira é reserva e pode ser usada em qualquer situação.

Para se preparar para este desafio internacional, a atleta concluiu no mês passado uma inédita e exaustiva aventura pelo interior do Estado do Rio. Sobre a sua bicicleta, Dani percorreu mil quilômetros de estradas fluminenses em 48 horas. A atleta, passou por municípios como Três Rios, Friburgo, Macaé, Cabo Frio e Campos.