Daniela Genovesi fala sobre sua proeza na RAAM

Atualizado em 22 de julho de 2009
Mais em

No último dia 28 de junho, a brasileira Daniela Genovesi entrava para a história do ciclismo nacional e sulamericano ao conquistar o inédito título da Race Across América, a prestigiada prova de endurance que cruza os Estados Unidos de costa a costa, devendo sua fama às incríveis dificuldades impostas aos ciclistas.

Fazer parte do time da Race Across America já uma grande proeza por si só, pois a competição reúne a nata do esporte. A consagração de Daniela veio após 11 dias, 17 horas e 8 minutos de pedalada. A atleta conversou com o ativo.com sobre sua conquista e revela que a “ficha ainda não caiu”.

1– Você fez história no ciclismo brasileiro ao vencer uma das provas mais difíceis do mundo, você foi preparada para esta vitória?
Daniela –
Não esperava ganhar, estava confiante em terminar no tempo oficial…mas ganhar não passava pela minha cabeca, foi uma grande surpresa.

2- Imagino que a organização e as suas concorrentes tenham ficados surpresos com seu bom desempenho logo de início. Como foi a reação a sua liderança na prova?
Daniela –
Ninguem acreditava em nós no inicio do RAAM, devido a nossa estrategia, eles achavam que eu iria desistir, descansar logo na primeira noite…ninguem acreditava, novatos na RAAM, com uma estrategia totalmente diferente dos outros concorrentes, foi uma grande surpresa. Mas com o decorrer dos dias, meu rendimento não caiu drasticamente como caiu das outras concorrentes, daí era uma questao de tempo eu assumir a liderança, pois estava pedalando bem mais forte do que a segunda colocada.

Não fazia ideia qual era minha posição em relação as outras colocadas, minha equipe sabia mas pedi a eles que não me avisassem. Mas quando a ultrapassei no oitavo dia vi como estava com um pedal bem mais solto, menos sofrido do que ela, vi que era o momento de manter a calma, controlar a ansiedade e manter a estratégia, pois a vitória viria de forma natural, isso é que foi dificil!!! Faltavam ainda uns 1.200km, muita prova, eu queria mudar a estratégia, o Rafa (Rafael Campos, capitão da equipe) me ajudou muito nesse momento e a vitória acabou chegando.

3- Ao que você atribui sua vitória na RAAM?
Daniela –
Ao trabalho e comprometimento da minha equipe e a Cimento Tupi (meu patrocinador) que não deixou me faltar nada.

4- Qual foi a parte mais difícil da prova para você? Pensou em desistir em algum momento?
Daniela –
Foi no finalzinho (faltavam 180 km) quando sofri com dores nos joelhos e essa dor me assustou muito pois era uma dor que me impedia de pedalar, mas pensar em desistir não pensei em nenhum momento.

5- Você volta para a prova em 2010?
Daniela – Talvez em equipe, mas ainda não fechei meu calendário para o ano que vem.

6- Quais são seus próximos desafios?
Daniela –
Será uma prova de mountain bike que acontece na Costa Rica, também uma travessia do Pacífico para o Atlântico só que agora off road e em 4 etapas. Outro grande desafio é de tornar o Rio, local que moro em o Estado da bicicleta, estou envolvida em um projeto de ciclismo, o Tour do Rio, que é um projeto que trará para o Rio competições e muitas outras ações que transformarão o Rio em referência nacional e internacional do ciclismo, este sim será um grande desafio.

7- O que muda na sua vida de atleta após o título de campeã da RAAM?
Daniela – Ainda não sei…estou num momento de matar as saudades da minha familia e de meus amigos…a “ficha ainda não caiu”.

Acompanhe o ativo.com no Twitter: www.twitter.com/ativocom