Cunego conquista o tri na Lombardia

Atualizado em 20 de outubro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O italiano Damiano Cunego conquistou neste sábado, dia 18 de outubro, o tricampeonato do Giro di Lombardia, na Itália. O ciclista da equipe Lampre se lançou em uma fuga solo a 15 km do final, em um trecho de descida, e completou o percurso de 242 km entre Varese e Como em 5h37min04s. O esloveno Janez Brajkovic (Astana) ficou em segundo lugar, seguido pelo colombiano Rigoberto Uran (Caisse d´Epargne).

“Estou muito feliz. Foi um dia maravilhoso e dei tudo de mim. Sabia que todos esperavam minha terceira vitória aqui. Todos os ciclistas queriam me bater, mas fiquei calmo e tenho que agradecer meus companheiros de equipe, eles fizeram um grande trabalho”, afirmou Cunego.

A prova
A largada da competição foi dada em Varese, apenas alguns quilômetros depois do local onde o italiano Alessandro Ballan (Lampre) iniciou sua ação para conquistar o título mundial, há duas semanas. A primeira fuga foi protagonizada pelos ciclistas Mauro Santambrogio (Lampre), Michael Rogers (Columbia), Pablo Lastras (Caisse d’Epargne), Chris Anker Sørensen (CSC Saxo Bank), Valerio Agnoli (Liquigas), Luca Paolini (Acqua Sapone), Francesco Bellotti e Enrico Gasparotto (Barloworld), e Matteo Bono e Davide Viganò (Quick Step), que com 56 km percorridos abriram a vantagem máxima de 9min25s.

A Lampre e a Quick Step assumiram o controle do pelotão para capturar os escapados, e fizeram com que a vantagem deles diminuísse gradualmente. Quando a diferença da quebra era quase de 4 min, Santambrogio, Agnoli, Rogers e Lastras atacaram e deixaram seus companheiros para trás. Na subida do Ghisallo, o italiano Gilberto Simoni (Diquigiovanni) tentou deixar o grupo em busca dos líderes, e o seu movimento fez com que Stefano Garzelli (Acqua Sapone) e Michele Scarponi (Diquigiovanni) chegassem ao grupo que estava na cabeça da prova.

A 16 km do final, Cunego aproveitou a investida do norte americano Chris Horner (Astana) e deixou o pelotão. Vieram junto com o ciclista da Lampre o italiano Francesco Failli (Acqua Sapone) e o espanhol Daniel Moreno (Caisse d´Epargne), que depois ganharam a companhia do campeão olímpico Samuel Sanchez (Euskaltel), também da Espanha.

Mas Cunego estava disposto a conquistar o tricampeonato e atacou seus companheiros de quebra na última subida da prova, o San Fermo della Battaglia, e conseguiu abrir vantagem na descida para ficar com a vitória.

Classificação final
1 – Damiano Cunego (ITA/ Lampre) 5h37min04s
2 – Janez Brajkovic (ESL/ Astana) a 24s
3 – Rigoberto Uran (COL/ Caisse d’Epargne) a 24s
4 – Giovanni Visconti (ITA/ Quick Step) a 33s
5 – Karsten Kroon (HOL/ CSC-Saxo Bank) a 33s
6 – Mauro Finetto (ITA/ CSF) a 33s
7 – Chris Horner (EUA/ Astana) a 33s
8 – Stefano Garzelli (ITA/ Acqua & Sapone) a 33s
9 – Morris Possoni (ITA/ Columbia) a 33s
10 – Francesco Failli (ITA/ Acqua & Sapone) a 33s