Cuide da sua pele

Atualizado em 27 de agosto de 2010
Mais em

Problemas com a pele já atingem as mulheres com uma freqüência maior do que com os homens. Porém, algumas exposições que o corredor sofre durante a prática do esporte ao ar livre, como na corrida, podem contribuir para o aumento desses sintomas – como no caso da acne, por exemplo.

Rosiane Boabaid, 33, é dermatologista membro da sociedade brasileira de dermatologia e sociedade brasileira de cirurgia dermatológica. A especialista, que corre há dois anos e meio e está treinando para a primeira meia-maratona, explica o porquê dessa associação de problemas:

“A corrida em si não aumenta a chance de acne, mas, por conta da alta exposição ao sol, do suor causado pelo exercício e mesmo pela poluição, as corredoras precisam tomar um cuidado maior com a pele do que uma mulher que não pratica exercícios ao ar livre”.

O porquê da acne
Guilherme Almeida, que possui doutorado em dermatologia pela McGill University, no Canadá, e é maratonista, acrescenta um porém que faz da acne um problema feminino: “Um dos motivos da acne aparecer com mais freqüência nas mulheres é o uso de cosméticos que acabam deixando a pele mais oleosa”, ressalta.

Os especialistas ainda lembram de mais uma questão que pode aumentar a ocorrência. “Àquelas que possuem uma tendência maior a acne, o próprio atrito do tecido pode contribuir para o aparecimento das espinhas nas costas. Esse movimento favorece a penetração da bactéria”, lembra Meire Brasil Parada, médica dermatologista colaboradora da unidade de cosmeatria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

“Se a roupa do treino não for bem limpa, isso também pode influenciar. Isso porque acabam surgindo fungos na roupa. Uma dica é colocá-la de molho com uma gota de lisoforme”, aconselha.

Rosiane conta que o ideal é limpar a pele com um sabonete específico para o tipo de pele, antes e depois da corrida. E, antes de sair para correr, passar bloqueador solar, reaplicando-o a cada hora de treino.

Almeida ressalta ainda que esse problema pode ser causado por outros motivos. “Algumas corredoras de alta performance apresentam um quadro de presença de acne por problemas hormonais, causados pelo excesso de treinos”, conta. “Nesse caso, a melhor saída é procurar um médico que regule o quadro hormonal.”

Pele em alerta
:: Diminua o uso de maquiagem e produtos para o cabelo antes de correr. Mesmo com cosméticos exclusivos para mulheres que praticam exercício, o indicado é não usar nenhuma maquiagem.
:: Use protetor solar especifico para a face no rosto e no pescoço. Escolha um gel ou uma loção para o resto do corpo, no lugar dos cremes hidratantes.
:: Limpe as regiões afetadas pela acne com um adstringente imediatamente após a corrida (quando os óleos naturais do corpo secam, eles endurecem, tendendo a tampar os poros da pele).
:: Vista roupas secas imediatamente após a corrida, e tome banho o mais rápido possível.
:: Se você tem uma tendência maior à acne, procure um dermatologista, que receitará a medicação correta para cada caso.

Fonte: Livro “Complete Book Of Women’s Running”, Dagny Scott

*Por Marina Oliveira