Cuidados para o treinamento com o clima seco

Atualizado em 25 de julho de 2008
Mais em

Com o clima seco e abafado, atípico para esta época do ano, os corredores sofrem com essa condição climática e a prática esportiva requer alguns cuidados. Pessoas com problemas respiratórios devem se perguntar se podem praticar atividade física, tanto em ambiente fechado, como aberto.

A corrida deve ser praticada por quem tem problemas respiratórios, pois proporciona melhora na capacidade pulmonar, respiratória e ventilatória do praticante, uma vez que a força e a resistência do músculo da região torácica são trabalhadas provocando a expansão da capacidade pulmonar.

Única restrição feita aos que possuem problemas respiratórios seria quanto à prescrição do exercício, pois deve ser diferenciada, de acordo com suas limitações respiratórias. O teste ergoespirometrico associado a espirometria pulmonar avalia os ajustes ventilatorios ao exercício.

Na ergoespirometria o individuo é submetido a cargas crescentes de exercício com o monitoramento da ventilação pulmonar o que possibilita a carga limite de trabalho. Essa carga irá servir como parâmetro para prescrição de exercícios. Pois os portadores de problemas respiratórios submetidos a altas intensidades, podem desencadear problemas de broncoespasmo.

A espirometria avalia a capacidade e volume respiratório em repouso, é possível quantificar o grau de comprometimento pulmonar de cada individuo. Nas duas avaliações os valores são individuais, pois dependem da massa corporal.

Não importa o tipo de atividade, porém, a intensidade deve ser controlada. O exercício funciona como um modulador do sistema imune, durante o exercício e cerca de uma hora depois, o sistema imune é deprimido, porém, após esse período o sistema imunológico é estimulado, fazendo com que os benefícios da atividade sejam maiores do que os problemas causados por problemas respiratórios.

O exercício só é indicado com restrições para quem tem problemas com bronquite e asma induzida pelo exercício, conhecido como BIE (broncoespasmo induzido pelo exercício). Segundo especialistas, em algumas pessoas fazer exercícios vigorosos faz com que o mesmo mecanismo de disparo da hipersensibilidade em relação a um agente alérgico também gere uma reação ao exercício, provocando os mesmo sintomas da bronquite ou asma, com chiado no peito, falta de ar e tosse. São casos muito comuns e a maioria das pessoas não sabe que tem. 

DICAS PARA REALIZAR SEUS TREINOS

Transferir o treino para um horário mais cedo pode ser uma boa alternativa para aproveitar a umidade da noite e não sofrer com o calor. O período entre 5h e 8h é o ideal para se exercitar com esse tipo de clima (ambiente aberto).

Para aquele corredor que não consegue acordar mais cedo para treinar na rua ou parque, correr na esteira é uma opção prática e segura para a atividade física. Isso porque o atleta terá a hidratação muito mais facilitada do que em um local aberto, ou seja, não terá dificuldade para carregar a garrafa de água ou isotônico, e ficará mais protegido do sol e do calor.