Cuidado com o posicionamento dos pontos de apoio na bike

Atualizado em 10 de junho de 2011
Mais em

O ciclismo é um esporte de muita repetição, e é por isso que devemos tomar muito cuidado com o posicionamento de guidão, selim e pedais, uma vez que são os pontos fixos de apoio na bike e por esta razão merecem atenção redobrada.

Os taquinhos podem ser encontrados de diferentes tipos e dependem obviamente do pedal que você está usando. No caso dos pedais LOOK (mais comuns), existem os taquinhos vermelho, cinza e preto. Eles representam uma diferença de “float”, ou seja, o taquinho oferece um jogo entre o mesmo e os pedais, dá uma sensação que o pé tem mais liberdade, uma certa folga no pedal.

O vermelho tem mais float 9°, mais indicado para quem tem lesões de joelho ou desconfortos em membros inferiores no geral e iniciantes. O cinza tem 4,5° e pode também ser usado para quem tem alguma lesão em membro inferior, e também  triatletas que gostam mais deste tipo de pedal, principalmente para pedais longos, podendo variar a angulação dos pés no pedal e deixando o mais confortável para a corrida.

Os taquinhos pretos, sem “float”, ou seja, sem angulação, são mais escolhidos por quem não tem lesões e gosta de um posicionamento mais travado. Lembro que estes devem ser finamente ajustados, caso contrário poderá sentir ou desenvolver alguma lesão seguida de um desconforto articular ou ligamentar.

Dores: Se você sente algum desconforto nos pés, joelhos ou quadril existe uma grande chance do taquinho ser o motivo! A melhor forma é lembrar se a dor já se inicia durante a pedalada ou não, e se a dor persiste quando você acaba de pedalar. Se isto acontecer, você deve procurar alguma pessoa especializada em Bike Fit, com formação para poder entender os possíveis motivos deste desconforto. Pois algumas vezes este problema está associado a outros motivos e não só ao ajuste do mesmo.

Alguns fatores como arco longitudinal da planta do pé, ante-pé valgus ou varus, também podem influenciar e manifestar algum desconforto articular, por isso, mais de um teste deve ser realizado antes da mudança dos tacos.

Instalação: Os tacos devem estar próximos e possivelmente entre a linha do 1° e 5° metatarso, a definição da melhor localização está no tipo de pedalada (girado ou travado), flexibilidade, qual a bike (speed, mtb full ou rígida e triathlon), histórico de lesões e qual o objetivo.

A angulação deve respeitar a mesma que a pessoa tem quando está de pé, tentando reproduzi-la ao máximo. E quanto mais alinhada esta linha articular (tornozelo+joelho+quadril) estiver, mais potente será a pedalada.

Cuidados: Nunca troque os taquinhos na véspera de prova, a não ser que seja feito por uma pessoa bem instruída para fazê-la. Tenha o taquinho sempre novo, caso contrário ele pode soltar do pedal e você terá uma grande queda.

Confira artigos anteriores:

 

Igor Lagüens, ciclista há mais de 13 anos, Educador Físico, certificado em Bike Fit Profissinoal pelo SICI (Serotta International Cycling Institute), e professor de ciclismo. Apoiado por Spor Star Bikes, Giant, Lazer, SIDI,FIZIK, Crank Brothers e Continental.