Cubano ganha a 65ª Prova Ciclística 9 de Julho

Atualizado em 10 de julho de 2008
Mais em

O lugar mais alto do pódio da 65ª edição da Prova Ciclística 9 de Julho ficou com um ciclista estrangeiro. Na tarde desta última quarta-feira, feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, o cubano Michel Fernandes Garcia, da equipe São Francisco/Kenda/Nossa Caixa, de Ribeirão Preto (SP), venceu a prova disputada do Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. A equipe do ativo.com esteve no evento e registrou as imagens dos ciclistas, que estarão disponíveis on-line em breve.

Fernandes Garcia completou as 20 voltas no circuito, totalizando 86 km, com o tempo de 1h58min47seg, entrando para a galeria de vencedores da mais tradicional disputa do ciclismo nacional. A segunda colocação ficou com Bruno Tabanez, da São Lucas Saúde/UAC, de Americana (SP), enquanto em terceiro ficou Jean Coloca, da AAA Metodista/Sundown/Nossa Caixa, de São Bernardo do Campo, ambos com o mesmo tempo. Com a vitória, Michel somou 40 pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI).

Já na Elite feminina, a vitória foi de Camila Coelho da Cesc/Sundown/Nossa Caixa, de São Caetano do Sul, que concluiu as cinco voltas em 36min12seg18. A segunda colocada foi a companheira de equipe Natália Santana, enquanto o terceiro lugar ficou com Maira Hendi de Moraes, ambas com o mesmo tempo.

Com forte marcação, as poucas fugas que aconteceram foram logo anuladas pelo pelotão, deixando a decisão para o sprint final. Michel conseguiu manter-se entre os primeiros e, com o auxílio de seus companheiros de equipe, conseguiu chegar em condições de brigar pela vitória em sua primeira participação da prova.

“Fiquei feliz com o resultado. Estava bem e sabia que poderia conquistar um lugar no pódio. Mas definição no sprint pode dar qualquer um e hoje foi meu dia. Sem falar que minha equipe me ajudou muito”, explicou o ciclista de 25 anos, que decidiu ficar no Brasil por causa de uma namorada, após os Jogos Pan-Americanos do Rio. “O namoro terminou, mas eu decidi ficar e investir na carreira”, completou.

A ausência das ciclistas da família Fernandes determinou o clima da Elite feminina deste ano. Com maior equilíbrio, o topo do pódio poderia ficar em poder de qualquer uma das participantes. E coube a Camila Coelho, de São Caetano do Sul, integrar a lista de campeãs do evento. “Não esperava por este resultado. Vim de bons resultados nos Jogos Regionais, mas não sabia como poderia ser o desempenho. Já corri em Interlagos e sei que é bem difícil, principalmente nos trechos de subida, e não me achava tão preparada. Foi uma prova complicada, mas consegui administrar até o final, quando dei tudo no sprint e consegui o resultado”, disse a vencedora, de 20 anos.

Resultados
Masculino
1- Michel Garcia (CUB), 1h58min47seg
2- Bruno Tabanez (BRA), 1h58min47seg
3- Jean Coloca (BRA), 1h58min47seg
4- Rodrigo Emanuel Mendieta (ARG), 1h58min47seg
5- Ricardo Ortiz (BRA), 1h58min47seg

Feminino
1- Camila Coelho, 36min12seg18
2- Natalia Santana, 36min12seg18
3- Maira Hendi Moraes, 36min12seg18
4- Aline Fernandes, 36min12seg18
5- Érika Gramisceli, 36min12seg18.

Confira  algumas imagens da prova (fotos Anderson Angelucci – ativo.com):