Cross-training

Atualizado em 10 de março de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

Nenhum corredor está imune às lesões, que podem afastá-lo da prática esportiva. E quando elas vêm, é necessário um tempo de recuperação, para depois retomar os treinamentos. Nesse período de espera, pode ocorrer uma desmotivação e até perda de condicionamento físico e o cross-training, que consiste em praticar outra atividade complementar, ajuda o corredor a se manter em forma.

Mas acrescentar outros esportes à sua rotina de treinos não é indicado somente quando você sofre uma contusão. Algumas atividades, se bem feitas, podem trazer benefícios para sua corrida. “Esse tipo de treino ajuda muito a trabalhar e fortalecer as articulações (ligamentos e tendões) do tornozelo, joelho, pés e as musculaturas da perna e coxa etc”, explica Camila Hirsch, diretora técnica da Personal Life Assessoria Esportiva.

O ciclismo e a natação são umas das melhores modalidades para se praticar quando o assunto é cross-training. Além de focar os trabalhos nos membros inferiores, o ciclismo ajuda a manter sua condição aeróbia. “Pedalar pode trazer até mais benefícios para o atleta do que a natação, por exemplo. Por ser mais parecido com a corrida e trabalha fortemente os membros inferiores”, explica Paulo Rennó, diretor técnico da assessoria esportiva que leva seu nome.

A natação possibilita um trabalho menor da parte inferior, o que também diminui o risco de sobrecarga nas articulações, mas te proporciona relaxamento. Esse tipo de treino é bom para relaxar, aproveitar bons ambientes, mudar um pouco a direção dos treinos, trazendo bem-estar. Outras atividades como yoga, pilates, remo e aulas de musculação localizada também são ótimas pedidas para inserir na rotina de treinamentos. É indicado evitar esportes que oferecem mais riscos de lesão, como futebol, vôlei e boxe.

A hora da mudança
Esse tipo de treino pode ser praticado por qualquer atleta, do iniciante ao avançado. Mas é importante ressaltar que o corredor precisa estar “acostumado” com a corrida para aderir outros esportes ao seu treino, pois a nova modalidade pode deixar o indivíduo mais cansado.

“O cross-training deve ser inserido de maneira dosada. Ele serve sim para fortalecer o corpo, mas deve ser colocado no momento certo, de acordo com a planilha seguida”, explica Camila. Outro ponto importante é a escolha do que do esporte em cada momento de sua preparação. “Para que está em um treino forte de corrida, prefira fazer uma modalidade mais leve, por exemplo, hidroginástica, e não o ciclismo. Para assim não sobrecarregar os membros inferiores”, explica o Rennó.

Caso esteja treinando para um prova longa, como uma meia ou uma maratona, foque em seus objetivos e procure atividades que tragam benefícios aos seus treinos, e não mais fadiga. Para quem está retornando à corrida, faça algo que te de prazer e que ajude na melhora de seu desempenho no esporte.