Críticas do mestre

Atualizado em 12 de dezembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Eddy Merckx sempre foi um fã declarado de Tom Boonen, mas mudou o discurso, mesmo ocupado um cargo de consultor na Omega Pharma-QuickStep, nesta segunda-feira (12) ao mostrar-se preocupado com o estado físico e mental do ciclista belga.

O Canibal afirmou não saber se Boonen conseguirá recuperar a forma física que o fez conquistar a Paris-Roubaix em 2005, 2008 e 2009 e foi além ao dizer que o atleta belga de 31 anos já não é mais tão jovem e não figura entre os favoritos para uma chegada em sprint. “Não acho que ele seja mais o ciclista que já foi há algum tempo atrás. No ano passado ele teve alguns problemas com sua mão e seu joelho e estas coisas desgastam os competidores. Ele não é mais nenhum garotinho”, disse Merckx.

A lenda do ciclismo ainda apontou alguns pontos que considera importantes para a melhora de Boonen, mas também dá um voto de confiança para o belga, acreditando que ele possa fazer bonito nas Clássicas. “Para ele, creio que seja uma questão de motivação. Se ele puder estar motivado, poderá, talvez, obter bons resultados em Flandres ou Paris-Roubaix, mas mesmo assim será muito difícil superar os melhores sprinters”.

Merckx, que participou da breve apresentação da equipe na cidade belga de Antuérpia, na semana passada, também opinou sobre as potencialidades do time para 2012, alertando sobre as habilidades de Levi Leipheimer e, principalmente de Tony Martin – possível candidato ao título do Tour para o belga -, que poderão obter papéis de destaque na equipe, melhorando o rendimento da esquadra nas provas por etapas, assim como nos estágios de contrarrelógio.

“Com Leipheimer e Martin, o conjunto terá mais opções, o que não significa que será fácil superar ciclistas como Alberto Contador, Andy e Frank Schleck e Cadel Evans. Martin é muito jovem, porém é um ciclista muito forte e teremos muitos quilômetros de contrarrelógio no Tour. Ele poderá melhorar seu rendimento nas montanhas até o início da competição e, se isto ocorrer, mesmo que Martin não vença a grande volta francesa, poderá subir ao pódio”, finalizou o multicampeão.