Crianças no Pentágono

Atualizado em 25 de outubro de 2008
Mais em

Por Fernanda Di Sciascio

O objetivo é participar e fazer com que os pequenos vivenciem o esporte, de modo a praticarem atividades físicas com regularidade e combater a obesidade infantil. Tanto que a taxa de inscrição é o valor simbólico de US$ 2 e os pequenos concluintes ganham camiseta, medalha, certificado de participação e muitos lanches saudáveis, como maçãs fatiadas, sucos naturais, pedaços de manga e bolachas integrais – além de balinhas repositoras de energia.

Na arena, no estacionamento do Pentágono, símbolo do governo norte-americano, Kaitlin Kaittag, 7, ainda comia as balinhas energéticas enquanto falava sobre a prova com os pais e a irmã, sob chuva mesmo: “Adorei tudo. Achei fácil e mais divertido correr na chuva. Mas sou melhor no calor”, contou. Os pais, Luke, 32, e Jane, 30, ressaltaram a atividade: “Nós dois crescemos fazendo atividades físicas, correndo. Queremos que as meninas tenham essa experiência para terem muita saúde e disposição”. A pequena Hana, 5, não pode correr este ano porque a faixa etária permitida é de 6 a 13. mas estava na torcida enquanto a irmã corria e animada quando Kaitlin chegou: “Você gostou Kaitlin? Ano que vem estaremos juntas lá”, falava, enquanto pegava os lanchinhos da irmã.

A corrida de uma milha tem trajeto sinuoso e participação de crianças de 6 a 13 anos. O tempo não ajudou e a temperatura da região no outono, geralmente por volta dos 10ºC, estava acompanhada de forte vento e chuva. Para não haver tumulto, foram três largadas, denominadas ondas, nos horários 10h30, 11h15 e 12h, e os pais ou responsáveis decidiam em qual horário a criança correria. O frio, no entanto, fez com que a última corrida fosse a mais movimentada.

Robert Bakscausk, 44, advogado, levou seus dois filhos para correr: “Perguntei se eles queriam ir mesmo com a chuva e para eles não teve tempo ruim. Acordaram animadíssimos e estão contentes até agora, mesmo molhados e com o cansaço pós-prova”. Foi o que comprovou Megan, 10: “Esta foi minha segunda corrida e adorei tudo. Eu me sinto bem correndo”. O irmão Nicolas, 7, também foi enfático: “Eu amo correr. Na chuva é ainda mais engraçado”.

As garotas Kelly Harris, 6, Mia Gualtieri, 7, e Emma Harris, 5, fizeram fila para contar suas experiências de corredoras: “A melhor parte é a chegada. É emocionante receber a medalha, ver a torcida gritando e saber que eu consegui terminar”, conta Kelly, animada. Sua vizinha, Mia, é enfática: “Eu gosto de correr. Por mim correria o tempo todo e participar de provas é muito legal, até mesmo na chuva”. Emma, por sua vez, estava apenas na torcida devido à idade: “Ainda sou muito pequena. Mas ano que vem estarei lá”.

A família Bonifasi também estava radiante protegendo-se na chuva em uma tenda da organização: Santiago, 8, fez sua primeira prova, apesar de já correr em seu país. Ele, os dois irmãos e os pais vieram da Guatemala apenas para participar das provas. “Eu correrei a maratona. Minha mulher, Fabíola, 37, e meu filho Huan, 16, correrão os 10 km também amanhã. E as crianças Santiago, 8, e Sofia, 11, correram a infantil de uma milha”, conta Roberto, quem planejou a viagem.

“A Guatemala é realmente um país de corredores. As pessoas gostam do esporte e praticam muito. E é muito interessante para nós, como uma família de corredores, viajar para conhecer outros lugares e conhecer outras provas”, disse Fabíola, que é professora.

“É muito bom viajar e participar de provas. Corro há cinco anos e gostei muito desta Kids Fun Run”, disse Sofia, ansiosa pela prova dos pais e do irmão mas velho, no dia seguinte.

:: Serviço
Healthy Kids Fun Run – Arlington (EUA)
Data:
25 de outubro de 2008
Horário: 10h30 / 11h15 / 12h (3 ondas)
Distância: 1,6 km (1 milha)
Clima: Chuva e vento
Temperatura: 11ºC (média)
Umidade: 70% (média)
Postos de hidratação: 1 (chegada)
Concluintes: 3.000 concluintes
Inscrição: US$ 2
Premiação: Medalha, camiseta, certificado de participação e comidas diversas