Corrida pela paz em São Paulo

Atualizado em 08 de setembro de 2008
Mais em

Por Carolina Botelho

A Corrida Caixa pela Paz foi realizada nesse domingo, 7 de setembro, e comemorou os 186 anos da Independência do Brasil. O novo cartão-postal de São Paulo, a Ponte Estaiada, foi o cenário da prova, que reuniu cerca de 3.200 corredores e caminhantes para as distâncias de 4 e 8 km. “Esse percurso é sensacional, as avenidas largas ajudam o corredor e, além disso, é muito agradável correr em plena via expressa da Marginal”, disse o segundo colocado Adriano Bastos.

A pista expressa da Marginal Pinheiros foi interditada e começou a receber os participantes a partir das 6h. Para garantir a segurança, como no ano anterior, foi montada uma passarela para que os corredores pudessem se posicionar na pista expressa para a largada. “Achei o percurso da prova muito bom, mas fiquei incomodada pelo cheiro do Rio Pinheiros, que estava mais forte esse ano. Mas o fato de correr em um cartão-postal da cidade valeu a pena”, disse a decoradora Rita de Cássia Annunciação, 47 anos, que correu a prova pelo segundo ano consecutivo.

A prova é uma homenagem às vítimas do atentado ao Word Trade Center, de Nova York, em 11 de setembro. Em respeito, foi feito um minuto de silêncio e pétalas de rosas e balões brancos foram lançados para simbolizar a paz antes da largada, às 8h. “Fiquei emocionada com as homenagens. Eu, geralmente, me emociono nas provas, mas a Corrida pela Paz se superou. Tanto eu quanto meu marido ficamos muito tocados”, declarou a professora de educação física Sônia Freitas Gomes, 47 anos, primeira colocada na categoria de 45 a 49 anos nos 8 km.

Disputa da elite
Adriano Bastos e Rafael dos Santos disputaram o primeiro lugar nos 8 km e só decidiram a prova nos últimos metros. “Sou novo no atletismo e correr ao lado do Adriano foi uma motivação enorme. O percurso não é complicado, e a subida da ponte foi a única dificuldade. Mesmo assim, consegui fazer essa parte forte e mantive meu ritmo”, contou Rafael, que ficou em primeiro com o tempo de 24min41s, três segundos na frente de Adriano.

A disputa entre as mulheres não foi muito apertada, pois Jaciane Barroso Araújo chegou com mais de um minuto de folga para Tamara Kladt Hecker. Michelle Seignier (32min20s) ficou em terceiro. “A prova foi bem confortável. Abri no começo e, depois, consegui relaxar um pouco”, disse a campeã.

Arena dentro do WTC
O WTC, que fica na Marginal Pinheiros, abriu suas portas para receber os participantes da Corrida Caixa pela Paz. “Gostei muito do fato de ter um estacionamento seguro e gratuito para deixarmos o carro. Eu cheguei meio atrasada e não peguei trânsito nem nada para entrar ou sair”, comentou Rita de Cássia. O estacionamento ficou disponível, apesar da grande quantidade de carros, e a premiação foi realizada dentro do shopping D&D. “O WTC nasceu com o espírito de fomentar negócios internacionais de uma maneira positiva. Acreditamos que quanto mais barreiras caem, menores são as probabilidades de acontecerem tragédias como a de 2001”, disse o diretor administrativo financeiro, Mario Sergio Marchetti.

:: Serviço
Corrida Caixa pela Paz
Data:
7 de setembro de 2008
Horário: 8h
Clima: muito nublado
Distâncias: 4 e 8 km
Temperatura: 20°C (média)
Umidade: 80% (média)
Inscritos: 3.200
Vencedores

Masculino
1º – Rafael dos Santos – 24min41s
2º – Adriano Bastos – 24min44s
3º – Domingos Jesus Freitas – 25min03s

Feminino
1ª – Jaciane Barroso Araújo – 30min39s
2ª – Tamara Kladt Hecker – 31min51s
3ª – Michelle Seignier – 32min20s