Corrida Oral-B

Atualizado em 18 de janeiro de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

As ruas da Zona Norte da capital paulista receberam na manhã deste domingo, dia 18 de janeiro, a 4ª edição da Corrida Oral-B Prevenção do Câncer Bucal. Milhares de pessoas se reuniram em frente a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira para participarem da prova, que abriu o calendário Corpore das corridas de rua na cidade.

E, se tratando da primeira corrida do ano, nada como um percurso de 7 km, totalmente plano, para começar a preparação para a temporada, o que agradou muito aos participantes. “Com as festas de fim de ano a gente relaxa um pouco nos treinamentos. A corrida de hoje foi boa para iniciar a temporada, pois o percurso era ótimo, mas mesmo assim senti cansaço e tive que forçar um pouco para terminar”, afirmou o analista de sistemas Paulo Sérgio Sales, 54.

Um fator importante desta prova é o percurso intermediário, de 7 km, que serve como transição dos 5 km para os 10 km, corridas mais comuns. “Corro há poucos meses e só fiz provas de 5 km. Essa foi minha primeira corrida de 7 km e senti a diferença. Tive que segurar mais no começo para levar até o final, senão o corpo não resiste”, disse a publicitária Simone Silva, 26. “Eu treinei nas férias para esta corrida, mas mesmo assim me senti mais cansada do que o normal. Agora é continuar treinando”, completou Simone.

Primeira vez
Leopoldo Leão, 23, nutricionista, correu sua primeira prova na vida e explica por que decidiu praticar a corrida. “Comecei a treinar por causa do peso, queria uma melhora na saúde e no estilo de vida. Treinei bem nas férias e me senti confortável durante todo o percurso, que achei bem tranquilo”, disse o atleta, que ressaltou. “Moro aqui na Zona Norte e achei interessante a realização de uma prova por aqui. Acho que deveriam ter mais provas nessa região”.

O corretor Francisco Fernandes, 37, também debutou nas provas de rua procurando uma melhora no estilo de vida. “Alguns amigos meus que já corriam me chamaram para acompanhá-los e aceitei, pois queria fazer algo que melhorasse minha saúde. Não fiz nenhum treinamento específico, apenas praticava caminhada regularmente, mas mesmo assim achei tranquila a prova, o percurso era bem fácil”.

Outro estreante nas corridas foi Bruno César Vimercati, 27, financiário. “Já treinava na academia há bastante tempo, e me senti preparado para acompanhar alguns amigos que já faziam provas de rua há algum tempo. Treinei forte nas férias e consegui completar bem a prova, o percurso facilitou”.

Corrida é saúde
Muitos atletas começam na corrida em busca de uma vida melhor e mais saudável, como o atuário Pedro Francisquini, que corre desde o ano passado. “Desde que comecei a correr, em outubro de 2008, já perdi 15 quilos, e me sinto ótimo, levo minha vida de forma mais saudável que do antes”, afirmou. “No início foi duro completar os 5 km, depois me acostumei e decidi partir para as provas maiores, como a de hoje. Senti um pouco a transição, mas a corrida em si é bem leve”, finalizou Francisquini.

Outro grande exemplo de superação é Sidney Simonaggio, 51. Ele é vice-presidente da Enersul, Empresa Energética do Mato Grosso do Sul, e revela como a corrida mudou sua vida. “Já cheguei a pesar 163 quilos e, graças a corrida, já perdi 85 kg desde 2002. Corro todo fim de semana”.

Simonaggio explicou também que pretende implantar um programa que vise a saúde de seus funcionários. “A empresa é bem grande, com muito espaço, e já mandei montar um percurso para que todos os funcionários da empresa comecem a praticar o esporte lá dentro. Vou botar todo muno pra correr”, brincou o empresário.

A prova
O clima na Zona Norte ficou na casa dos 20º, com algumas nuvens. Porém, nada de chuva, o que trouxe para a corrida cerca de 5 mil participantes, recorde da prova desde sua primeira edição, em 2006.

Entre os atletas de elite, a vitória ficou com Marcelo José da Silva. O atleta completou o percurso em 20min51s, falou. “Me senti bem preparado para a corrida, treinei no fim do ano, sem férias, o que facilitou durante a prova. Só achei o tempo abafado demais. Se tivesse mais fresco, acho que poderia melhorar esse tempo”, disse Silva

Atrás de Marcelo, na segunda posição, ficou Sivaldo Santos Viana, com o tempo de 20min58s. Na terceira posição veio Leandro Prates Oliveira, com 21min12s, seguido por José Rodrigues dos Santos e por Domingos Jesus Freitas, que completaram a prova em 21min22s e 21min26s, respectivamente.

Entre as mulheres, a vitória ficou com Elizabeth Esteves de Souza, que correu o percurso de 7 km em 25min58s. Na segunda posição chegou Angelina das Graças Rafael, que fez o tempo de 27min02s. Nilzete Ribeiro Martins foi a terceira colocada, com o tempo de 27min55s. Na quarta posição ficou Olívia de Fátima Franco, com 28min26s, seguida por Andréia Aparecida Hessel, com 28min43s.

:: Corrida Oral-B Prevenção do Câncer Bucal– São Paulo
Data: 18 de janeiro de 2009
Horário: 8h
Distância: 7 km
Clima: Agradável
Temperatura: 21ºC (média)
Umidade: 70% (média)
Postos de hidratação: 3
Participantes: 5 mil
Pódio:
Masculino: Marcelo José da Silva, 20min51s; Sivaldo Santos Viana, 20min58s; Leandro Prates Oliveira 21min12s
Feminino: Elizabeth Esteves de Souza, 25min58s; Angelina das Graças Rafael, 27min02s; Nilzete Ribeiro Martins, 27min55s