Corrida no frio

Atualizado em 14 de junho de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

Mesmo com as temperaturas mais baixas no termômetros, seus treinos podem e devem ser mantidos. Para isso, basta fazer algumas mudanças e tomar certos cuidados, como com o aquecimento, que é uma das principais etapas de qualquer treino e deve ter atenção redobrada nesta época do ano. “No frio, o corpo precisa de mais tempo para se aquecer, portanto, este período deve ser maior que no verão”, explica Enzo Amato, diretor técnico da assessoria esportiva que leva seu nome.

O ideal é prolongar esta preparação por cerca de dez minutos a mais do que o habitual. “Para realizar um bom aquecimento nos dias frios faça-o durante 20 a 25 minutos antes dos treinos e nas provas”, indica Sandro Figueiredo, diretor técnico da Treinamento Esportivo Sandro Performance, que enfatiza que aquecer o corpo antes de largar ajuda a melhorar o desempenho durante a prática esportiva e a evitar lesões.

Vestimenta
Os dias de temperaturas baixas podem trazer também fortes ventos e até leves garoas. Portanto, o corpo deve estar devidamente protegido na hora de correr. Opte por peças fáceis de tirar durante a corrida, pois a tendência é que a temperatura do corpo aumente e a transpiração não pode ser interrompida. Usar camisetas de manga longa, blusas corta-vento e calças apropriadas ajuda a aquecer. As luvas, gorros e bonés são peças que também esquentam e podem ser retiradas com tranquilidade quando houver necessidade. Nestes casos, correr com uma sacolinha de treino é indicado, já que pode servir para você guardar os equipamentos extras caso sinta calor.

Outra dica é levar peças reserva, para não ficar com a roupa molhada e ter problemas com gripes e resfriados. “Assim que acabar o treino, para os que não puderem tomar banho logo em seguida, uma alternativa é trocar a camiseta molhada por uma seca e vestir o agasalho novamente”, aconselha Amato. “O corredor também deve ficar atento às áreas com extremidades mais sensíveis como pés e mãos, que devem ter uma temperatura em equilíbrio, protegendo o corpo”, afirma Figueiredo.

Hidratação
Nos dias frios, há diversos fatores que alteram a temperatura do corpo e, consequentemente, a transpiração. Um deles é a umidade do ar, que oscila bastante. Por isso, é importante manter uma boa hidratação para suprir as variações de calor do organismo durante a corrida, mesmo que seja comum não sentir tanta vontade de beber água no inverno. “Talvez o corredor não sinta necessidade de se hidratar da mesma maneira que nos treinos de verão, mas a rotina deve ser a mantida”, explica Amato.

Dicas
Caso vá participar de alguma competição em clima gelado, tanto no Brasil como no exterior, mantenha-se informado sobre o clima e tenha sempre vestimentas apropriadas e treine para isso. Nesta estação, também é comum o aumento de doenças respiratórias e de imunidade. “É ideal proteger-se do frio e ficar atento com a alimentação, para evitar a queda de imunidade e alguns problemas de saúde”, lembra Figueiredo. Para saber como cuidar de sua alimentação nos dias mais frios sem prejudicar seus treinos clique aqui.