Corrida forte ou corrida lenta, você decide

Atualizado em 09 de dezembro de 2010
Mais em

Diferenças que justificam o prazer

Se há uma diferença marcante entre um corredor rápido e um corredor lento, sem sombra de dúvida é: a consequência social, pelo fato de correr rápido e correr lento. Um corredor rápido, geralmente é admirado e todo mundo deseja ser um deles. Mas, o corredor lento é pouco admirado pela sua demorada relação com a corrida, não que seja um problema, mas, é que muita, mas muita gente mesmo, deseja ter amigos que correm rápido, e ser um deles também.

Mas, será que é justo pensar que você pode, pela amizade e pelo modismo? Será que você pode, sem antes refletir em como anda sua condição física e se está na hora de assumir o cargo de corredor rápido? Ou ainda; será que você não está perdendo seu tempo correndo lento, enquanto sua condição física já está sinalizando que deve correr rápido?

Em épocas de provas de rua, e diga-se, como há provas nesta terra! Melhor é que cada pessoa seja o seu próprio fiscal. Mesmo as pessoas que possuem um treinador terão que avaliar-se e convencer-se de que não são aquilo que se pretende para o momento, mas sim, o que seu organismo preparou ou está apto a assumir.

Um exame de esteira com um médico e uma avaliação pormenorizada de um profissional de corridas poderão adiantar e preveni-lo para não sofrer em consequências de treinos desmedidos e corridas descabidas. Nesta época de São Silvestre, correr um prova tão emocionante como tal, pode nos colocar em verdadeiras arapucas e permitir-nos as armadilhas preparadas pelo nosso subconsciente.

Corrida rápida sem estar no nível para tal esforço pode gerar: Cansaço nos primeiros quilômetros da prova, desgosto rápido pela prova, cansaço progressivamente elevado, que culmina em desastrosa subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, e que nem deveria levar toda esta fama.

Corrida forte pode ter duas origens: a primeira de uma pessoa que está apta para tal esforço físico e tem o respaldo médico para isso. A segunda, corrida rápida desmedida: o Corredor adota um ritmo rápido, dada a explosão de alegria e satisfação por estar em uma São Silvestre, passeando dentro de uma armadilha que todos os corredores do mundo que já armaram durante a participação desta magnífica prova, onde experimentaram, erraram e acertaram.

Portanto, são muitos anos de erros e acertos e como é a partir destes fatos que se permite a conquista e a derrota, procurei prolongar o foco, abrindo o leque e abranger a todos os corredores anônimos ou famosos, desejando que o resultado seja o melhor de cada corredor e, a tristeza pelo erro, não seja uma realidade para tantos, como ainda é.

Recordo-me de passagens de corredores em São Silvestres passadas (desde 1976), se esforçando muito para aparecer e talvez chegar na frente. Acreditem, não existem milagres em corridas, por isso caem sobre nossas responsabilidades administrar o ritmo e colher os frutos; bons ou ruins.

Se você ainda pensa em correr rápido e não possui uma avaliação adequada, vou contar um segredo: o seu maior apoio está num exame ergométrico, administrado por um médico do esporte e competente, para corridas de longas distâncias, além é claro, de um ótimo treino de base.

Depois de se avaliar, com certeza você terá definida a velocidade adequada para correr e obterá êxitos. Se desejar garantir este benefício, siga as demais dicas no artigo da semana de 3/12 do ativo.com.

Correu rápido e achou que poderia mais? Quando lidamos com limites, às vezes são necessários vários meses de observação e administração dos treinos por um profissional especializado em corridas, de forma que se defina o momento exato de forçar a velocidade ideal na corrida. Desta forma o avanço até o limite do seu nível de condicionamento físico, pode ser explorado sem medo. Se você não possui um treinador, procure então seguir as minhas recomendações pelas dicas no artigo do dia 3/12 do ativo.com.

Corrida Lenta: A calma e a facilidade em se permanecer num ritmo lento de corrida pode trazer sensações de conforto, a medida que se corre e o prazer por tal esforço fica bastante marcante durante toda a prova, cabendo ainda, um acelerado ritmo de chegada, inclusive na parte mais temida – a Avenida Brigadeiro Luiz Antonio.

Correr muito lento pode oferecer um desgaste que ninguém esperava: cansar as pernas pelo trabalho penoso de correr muito lento. Imagine só? Você correr tão lentamente que sua musculatura não consiga descansar, dada a distância pequena entre um pé e o outro (passada), onde inexiste a fase aérea da corrida, que descansa e prepara a perna para nova solicitação.

Então, correr rápido ou correr lento é só uma questão de opinião médica e profissional de Educação Física. Não pense que Deus cuidará de tudo, por que ele tem que ajudar o Papai Noel que não anda dando conta de presentear tantas pessoas.

Boas aventuras seguras.

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!

Confira aqui no shopping ativo.com  mais informações sobre o Livro  A Construção do Corredor.