Corrida Embratel Rocinha de Braços Abertos

Atualizado em 22 de dezembro de 2011
Mais em

Em 22 de janeiro, a X3M Sports Business organiza na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, a corrida Embratel Rocinha de Braços Abertos, em parceria com o Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar, o Bope. O projeto terá percursos de 5 km e 10 km e também uma inédita Mini Corrida para crianças entre 1 e 12 anos. As vagas podem ser garantidas on-line no ativo.com.  

Além da prova, haverá também espaço para manifestações sociais e culturais, como as campanhas “Fotografe esta idéia”, “Grafite seu Esporte” e “Adote um Atleta”. O projeto Embratel Rocinha de Braços Abertos deve gerar uma receita de mais de R$ 100 mil para a comunidade.

“Estamos organizando um projeto que busca o resgate da cidadania desses moradores e dos cariocas como um todo. Junto com corredores da comunidade, mapeamos o percurso e estamos elaborando uma série de concursos culturais para que a corrida seja um marco de esportes e cultura”, afirma Bernardo Fonseca, diretor da X3M Sports Business.

“O Projeto Embratel Rocinha de Braços Abertos é muito mais do que uma corrida”, diz o tenente-coronel René, comandante do Bope. “Quando entramos em uma comunidade com a missão de pacificar, o intuito é dar segurança para, em seguida, possibilitar a oferta de serviços e qualidade de vida à sua população. E esse evento será justamente um marco nesse sentido, deixará um legado importante para a Rocinha”, afirma o militar, envolvido com sua equipe também na logística da prova.

“Para o Bope é a integração social com a comunidade através da maior ferramenta de todas: o esporte. É a quebra de paradigmas e fronteiras que vai possibilitar que a comunidade abra suas portas e seja conhecida pelos que estão de fora. O projeto vai concretizar a pacificação e marcar os novos tempos de paz no Rio”, analisa o Cabo Júlio, da sessão de Educação Física do Bope. 

Percursos – A corrida de 5 km tem início a subida pela Estrada da Gávea, até passar no Portão Vermelho que dá acesso ao Parque Ecológico, com trilhas de cerca de 1 km. Ao sair do Parque Ecológico o percurso segue pela Rua 1, onde becos e escadarias vão proporcionar aos atletas grande contato com a comunidade, até chegar à passarela, na reta final da prova.

Na prova de 10 km, o percurso é o mesmo da prova de 5 km até a saída do Parque Ecológico, quando os atletas seguem para enfrentar a subida do Laburiú, onde vão encarar uma ladeira bem íngreme com aproximadamente 500 metros, em seguida 600 metros de mata fechada e muita trilha em terra, até sair na Estrada da Gávea, entrando então no Beco 199. A partir daí os participantes subirão uma grande escadaria e descerão por becos e vielas até chegar na entrada da Rua 1, onde passarão pelo Becos Sesario e Galo Nervoso até chegar na passarela para concluir os 10 km.

Clique aqui para saber mais sobre o evento e fazer sua inscrição com total segurança e comodidade!