Corrida em grupo

Atualizado em 07 de maio de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

A corrida é um esporte individual, porém, não precisa ser uma prática esportiva solitária. É cada vez mais comum ver nos locais destinados ao treinamento, pessoas acompanhadas de parentes ou amigos, em busca de melhora no desempenho.

Um dos grandes diferenciais sentidos por quem escolhe esse tipo de treino é a motivação. Para o estudante de hotelaria, Rafael Marcos Aderaldo, 19, ter alguém ao lado durante a corrida é um incentivo a mais e ajuda a quebrar a rotina.

“Parece que o tempo passa mais rápido. Correr na esteira, para mim, era como correr contra o relógio, não via a hora de terminar. Então, quando comecei a correr com um amigo, na rua, me senti bem melhor, pois, além da companhia, você se motiva a cumprir aquele ritmo e distância que foram combinados”.

Para Ronaldo Martinelli, diretor técnico da assessoria esportiva 5 Ways Sports Consulting, os treinamentos coletivos se tornam cada vez mais comuns, e são benéficos para os corredores.

“Esta é uma tendência que não para de crescer. De oito anos para cá, as pessoas passaram a se organizar mais para correrem juntas. Acredito que seja por causa da motivação que esse tipo de treinamento oferece, já que pode até servir como estratégia de melhora do tempo, se um dos atletas for um pouco mais rápido, e o outro segui-lo, por exemplo”.

E melhora no rendimento pode ser percebida com pouco tempo de treinamento. “Corro com uma pessoa que tem um ritmo mais acelerado do que eu, e isso me ajuda bastante. Vou até onde meu corpo permite, e, quando ele vê que eu estou dando o máximo, pergunta se quero diminuir um pouco ou caminhar, acho que para ele também é uma motivação, pois busca progredir sempre”, afirma Aderaldo.

Benefícios e beneficiados
De acordo com o treinador Enzo Amato, da Way 2 Run Assessoria Esportiva, os benefícios de se correr com alguém do lado são muitos, contudo, algumas ressalvas devem ser feitas.

“Vejo que, se feito da forma correta, com orientação, esse treinamento só traz benefícios. Porém, os corredores devem estar atentos e não podem forçar demais seu próprio ritmo para acompanhar o parceiro, porque isto aumenta o risco de lesões, já que a pessoa não está preparado para tal carga”.
Na disciplina, os ganhos também são vistos, como comenta Aderaldo. “Correndo acompanhado sou mais regrado, corro naquele determinado horário ritmo e tempo propostos. Com isso melhorei meu desempenho, se corresse sozinho, quando surgissem as primeiras indisposições, já iria pensar em parar”.

Veja alguns benefícios listados pelos treinadores:

Motivação: “Muitas pessoas acham chato correr sozinho. Por isso, ter alguém ao lado é uma motivação. Alguns se empenham mais, pois sabem que tem alguém que também depende dela para treinar e respeitam os dias e horários de treinamento”, diz Martinelli.

Quebra da rotina: “Muitos procuram as assessorias já em busca de grupos de corredores. O treino coletivo é diferente do individual, e isso quebra a rotina dos atletas, pois têm alguém ao lado que passa pelos mesmos problemas. Muitos passam a ser amigos também fora dos treinamentos”, afirma Amato.

Melhora no rendimento: “Se feito de forma correta, o atleta pode melhorar sim seu rendimento. Mas o ideal é que escolha alguém que esteja mais ou menos em um nível parecido com o seu, para não correr riscos”, declara Martinelli.