Corrida e Pilates

Atualizado em 04 de março de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Todo atleta sabe que para ter um bom desempenho não basta apenas se dedicar aos treinos de corrida, e também é necessário ter cuidado com a alimentação e realizar trabalhos específicos de fortalecimento muscular. Uma boa opção para isso é a prática de Pilates, que é cada vez mais adotada por corredores que desejam melhorar a perfomance.

“Além da melhora do alongamento e o fortalecimento muscular específico, Pilates trabalha o corpo de maneira completa e equilibrada. Seus exercícios proporcionam um controle excepcional e uma integração consciente de todo o corpo, melhorando a postura, educando a respiração e alinhando e corrigindo o gesto técnico”, explica Sueli Tambalo, licenciada em educação física pela USP e instrutora do CGPA Pilates.

Quando executados de forma coordenadas, os exercícios de Pilates contribuem para melhorar a performance nas competições, a boa postura, evitar lesões e melhorar o aproveitamento biomecânico, diminuindo sobrecargas nas articulações, ossos e músculos e possibilitando maior economia de movimentos, mais fluidez, estabilidade e controle.

“Os equipamentos de Pilates foram desenvolvidos especialmente para se alcançar o melhor desempenho em um menor espaço de tempo. Neles, o praticante pode reconhecer rapidamente seus desequilíbrios musculares e organizar a postura de forma consciente”, afirma Sueli.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos com alguns exercícios* de Pilates preparados por Sueli Tambalo, instrutora do CGPA Pilates, que contribuem para melhorar o desempenho dos corredores.

“Em todos os exercícios, o centro de força – musculatura abdominal profunda – é solicitado em um trabalho conjunto com a respiração completa. Todos os movimentos são realizados com no máximo dez repetições, para garantir a precisão e qualidade da execução e não levar à fadiga muscular”, orienta Sueli. “Os sete princípios do Pilates – respiração, controle, precisão, fortalecimento do centro de força, contração, fluidez de movimentos e relaxamento – devem estar presentes ao realizar os exercícios, para se obter todos os benefícios da prática”, completa a instrutora.

*Os exercícios foram executados por Luis Gustavo Martini Travain, certificado em Pilates pelo CGPA PIlates.