Corrida e insônia

Atualizado em 09 de outubro de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

A dificuldade de iniciar ou manter um sono regular é um mal que atinge cerca de 11% da população brasileira, segundo estatísticas do site americano especialista em diagnóstico www.wrongdiagnosis.com. Além de prejudicar a noite de descanso, a insônia pode fazer com que quem sofra dela tenha um dia mais estressante e cansativo, por conta da fadiga gerada pelas poucas horas de sono.

“Vários outros sintomas podem surgir em decorrência da insônia, como irritabilidade, ansiedade, mau-humor, sensibilidade, fadiga, estresse, problemas na concentração, perda de apetite etc”, explica a psicóloga do esporte do hospital do coração, Roberta Lobato.

Para o ortopedista especialista na área esportiva Ricardo Cury, a insônia, ou problemas durante o sono podem ter mais de uma origem. “A princípio, mais de um fator pode levar a pessoa a sofrer com insônia, e esse problema pode ter uma procedência tanto psicológica como orgânica. A apnéia, que é a pausa da respiração durante a noite é um problema comum. Além disso, estresse no trabalho, ou no dia-a-dia e dependência de algum remédio também podem causar essa desordem no sono”.

A corrida pode te ajudar
Apesar de haver poucos estudos que revelem a fundo a relação da corrida com o sono, é quase que consenso que a prática de um esporte aeróbico pode ajudar quem sofre de insônia a ter uma noite bem dormida.

“Uma atividade física como a corrida tem todas as vantagens cardiovasculares, o que ajuda no sono, até porque, a endorfina liberada com a prática do esporte dá a famosa sensação de bem-estar”, explica Cury, que acrescenta.

“Além disso, a prática do esporte ajuda a trabalhar a musculatura, que quando tensa também dificulta uma noite bem dormida. Na parte psicológica, a vantagem de quem corre está no fato de ter um momento do dia para relaxar a mente e se desligar dos problemas do mundo, relaxa o corpo e espairece”.

Dicas para um bom sono
Além da prática do esporte, outros fatores podem fazer com que a noite seja mais tranquila, como fala Roberta. “Muitas pessoas carregam todos os problemas do dia para a cama. O ideal é tentar relaxar antes de dormir. Ler um livro, tomar uma banho relaxante, não comer comidas pesadas e tentar esquecer as tarefas a serem cumpridas pode ajudar”.

“Um cuidado maior com o que se come antes de dormir deve ser levado em consideração. Alimentos de difícil digestão, como proteína, por exemplo, devem ser evitadas neste período. Alguns chás podem ajudar no relaxamento do corpo, e, consequentemente, em um sono mais tranquilo”, completa Cury.

Antes de dormir, melhor não
Que a prática da corrida pode ajudar no combate a insônia já ficou claro. Porém, é importante tomar cuidado com o horário que você irá escolher para dar suas passadas.

“Correr pode ajudar a pessoa a desenvolver um sono melhor, contudo, o exercício físico não deve ser praticado muito próximo ao horário de dormir, porque, em vez de a pessoa relaxar, ela ficará mais agitada, eufórica, e terá um sono mais leve”, afirma Cury.