Corrida do Outono na Cidade Maravilhosa

Atualizado em 04 de maio de 2008
Mais em

Por Caio Barretto
Foto Stefano Martini

Alongar as pernas, os braços, o corpo inteiro. “Cinco, quatro, três, dois, um… Trocar a perna”. Vinte minutos antes da largada, o alongamento coletivo preparou os atletas inscritos para a primeira etapa do Circuito das Estações Adidas, no Rio de Janeiro, às 8h, deste sábado, 4 de maio. A Corrida do Outono, abre-alas do ciclo que percorrerá, pelo segundo ano consecutivo na cidade, as quatro estações, teve mais do que as folhas secas das amendoeiras do Aterro do Flamengo no chão. Teve a marca do suor dos mais de 4 mil corredores que concluíram os percursos de 5 km e de 10 km. Todos eles ganharam a primeira das quatro medalhas que formarão, no fim do circuito, uma mandala.

No total, foram 5,1 mil atletas inscritos, dos quais 4,2 mil chegaram ao fim dos percursos. Para matar a sede de toda essa gente a organização da prova precisou de nada menos do que 3,9 mil litros de água, distribuídos em 39 mil copinhos. Quem disputou o circuito do ano passado percebeu melhorias na organização. “Não apenas a estrutura física deste ano é maior e melhor como também a estrutura dos patrocinadores”, disse o técnico têxtil Rogério Amorim, 46, antes da corrida, na fila para alongamento e massagem no estande da Biofenac.

Do lado de dentro do estande, Alessandra Lasevitch, 40, corretora de imóveis, deliciava-se com a massagem que recebia: “A organização está de parabéns. Nota dez. Nada de fila, tudo eficiente e, além disso, a camisa é lindíssima!”. A estudante Luiza Silveira Laborão, 23, gostou de a entrega do kit – que, além da camisa “belíssima” da corrida, tinha uma edição da O2 e a pulseira para prender o chip – ser feita dois dias antes da prova. Ela quer correr as próximas edições para completar a sua mandala.

A elite da prova
Quem venceu os 10 km foram Éder Gomes de Matos, em 31min18s, entre os homens, e Isabel Cristina Feliciano, em 38min17s, pelas mulheres. Nos 5 km, os primeiros colocados foram Marcio Souza, com o tempo de 14min37s, e Gisele Barros, que completou a prova em 17min32s. As campeãs dos 10 km e dos 5 km, Isabel e Gisele, são amigas e treinam juntas na equipe Carioca Runners, do técnico Filé, ao lado de Márcia Narloch. “Vamos abrir uma loja de bicicletas”, brincou Filé, sobre a premiação das campeãs. Veterano no esporte, “acostumado a ganhar e a perder”, ele elogiou a organização da corrida, apesar de não ser uma competição profissional.

No estande dos assinantes da O2, o Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, revelou sua paixão pela corrida: “Comecei a correr com meu tio, no Rio Grande do Sul, que era um grande corredor de rua”. Em um dos cargos mais difíceis e estressantes do Estado, o Secretário treina acompanhado pelos seguranças, três vezes por semana, em média. E filosofa: “A corrida promove um encontro consigo, um diálogo interno, nos ensina a respeitar nossos limites e a aceitar que há outras pessoas melhores do que nós. Resolvo muitos problemas durante a corrida”. Beltrame voltou para casa com a primeira parte da mandala. Para completá-la, ele terá que voltar no inverno, na primavera e no verão.

:: Serviço
Circuito das Estações Adidas – Corrida do Outono
Data: 4 de maio de 2008
Horário: 8h
Distância: 5 km e 10 km
Clima: parcialmente nublado
Temperatura: 22°C (média)
Umidade: 80% (média)
Concluintes: 4.200
Pontos de hidratação: 4 (3 no percurso e 1 na chegada)
:: Resultados
Masculino – 5 km
1° Marcio Souza – 14min37s
2° Amauri José dos Santos Júnior – 15min24s
3° Manoel Júnior da Silva – 15min31s
Feminino – 5 km
1ª Gisele Barros de Jesus – 17min32s
2ª Cristiane da Silva Oliveira – 18min30s
3ª Paula Cristina Alves da Silva – 19min07s
Masculino – 10 km
1° Éder Gomes de Matos – 31min18s
2° Adair José Henrique dos Santos – 31min55s
3° Alderi Moreira Duarte – 32min16s
Feminino – 10 km
1ª Isabel Cristina Feliciano – 38min17s
2ª Gisele Lisboa Oliveira Ribeiro – 38min41s
3ª Raimunda Maria de Brito – 39min10s