Corrida de São Sebastião

Atualizado em 20 de janeiro de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 20 de janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, a Corrida de São Sebastião. Com largada e chegada no Aterro do Flamengo e percursos de 5 km e 10 km, a corrida contou com cerca de oito mil corredores e muito calor. Porém, nem o sol forte atrapalhou os principais favoritos, e a hegemonia masculina nos 10 km continuou com dois atletas da região. Damião Ancelmo de Souza, campeão em 2009, foi primeiro, seguido por Giovani dos Santos vencedor no ano passado.

Os corredores, ambos moradores de Petropólis, se alegraram após os dias tristes que passaram na cidade, uma das mais atingidas pelas chuvas das últimas semanas. “Eu dedico esta vitória a todos os que morreram e para os que estão sofrendo com esta tragédia”, disse Damião, que foi voluntário e ajudou no transporte e na alimentação. “Agora que passou esta prova tão importante, voltarei para continuar ajudando”, completou Giovani dos Santos, que não demonstrou tristeza com a vitória do parceiro. “Cheguei ao meu limite e falei para ele tomar a frente. Sabia que ele estava melhor do que eu, mas gostei da vitória dele. É muito bom treinar e competir com um amigo, que considero irmão, e ver ele ganhar a prova”, finalizou.

Já no feminino, a brasileira Marily dos Santos passou a queniana Maurine Kipchumba no primeiro quilômetro e garantiu o primeiro lugar nos 10 km. “Peguei forças no calor, tive muita força de vontade e muita coragem para vencer. Liderei a prova desde a largada. Eu respeito as quenianas da mesma forma que respeito as brasileiras, mas ganhar delas é muito bom”, contou Marily. Nos 5 km, o primeiro lugar foi de Jéssica Soares e no masculino Nélio Marcos Durso levou a melhor.

Homenagem
Um ato de respeito e solidariedade emocionou a todos já na largada. O arcebispo Dom Oroni do Rio de Janeiro, abençoou os atletas e fez um minuto de silêncio em respeito às vítimas da tragédia na Serra. No fim da prova, Dom Oroni subiu no pódio e recebeu um troféu da organização. “Sozinho, o esporte já é positivo pela saúde. O Rio é especialista no estimo à prática do esporte, e a Spiridon tornou isso possível, trazendo atletas profissionais e amadores para essa grande corrida. O esporte torna as pessoas amigas e solidárias através de doações. Gostaria que o espírito de fraternidade e saúde continuasse na nossa cidade”, disse o arcebispo.

Resultados:

5 km
Feminino
1ª Jessica Ladeira Soares – 19min06s
2ª Juliana Trindade – 20min01s
3ª Regina Lisboa – 22min29s

Masculino
1º Lugar: Nélio Durso – 16min12s
2º Lugar: Thiago Martins – 16min26s
3º Lugar: Amauri José – 16min33s

10 km
Feminino
1ª Marily dos Santos – 34min59s
2ª Maurine Kipchumba – 36min10s
3ª Adriana da Silva – 36min29s

Masculino
1º Damião de Souza – 29min55s
2º Giovani dos Santos – 30min07s
3º José da Silva – 30min26s