Corrida de São Sebastião

Atualizado em 20 de janeiro de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca
Foto Claudio Torós/ Divulgação

O brasileiro Damião de Souza venceu nesta manhã de terça-feira, 20 de janeiro, uma das mais tradicionais provas de rua do Rio de Janeiro, a Corrida de São Sebastião, que homenageia o padroeiro da Cidade Maravilhosa. Em um disputa histórica, Damião superou o tanzaniano Marco Joseph nos metros finais, e cruzou a linha de chegada com apenas três segundos de diferença para o africano.

“Essa vai ficar para a história! Fico muito feliz por vencer a São Sebastião, a primeira prova da temporada. É um começo com o pé direito”, disse o atleta. “Vim na cola do Marco o tempo todo. No quilômetro nove vi que ele estava meio travado e era a minha chance. Tirei energia não sei nem de onde para passá-lo. Acho que foi a motivação de poder vencer a corrida que me impulsionou”, completou.

Com o tempo de 29min42s, Damião venceu pela primeira vez a prova. Marco Joseph fez o tempo de 29min45. O terceiro colocado foi o atleta do Cruzeiro Luís Paulo Antunes, com 30min04s, seguido por José do Nascimento e Elisiésio Miranda que fizeram 30min20s e 30min50s, respectivamente.

Entre as mulheres, a vencedora da competição realizada no Aterro do flamengo foi a tanzaniana Sara Makera, com o tempo de 34min06s, seguida pela brasileira Marily dos Santos, que completou o percurso de 10 km em 34min49s.

“Sara é uma atleta muito forte, que corre na casa dos 32 minutos, coisa que nenhuma mulher no Brasil faz. Chegar perto dela para mim, que estou no fim de um ciclo de treinamento, é muito bom”, disse Marily, representante do Brasil nas Olimpíadas de Pequim.

Na terceira posição outra atleta olímpica, Marcia Narloch, com a marca de 36min20s. A quarta colocada foi Selma Cândido, com 37min01s seguida por Marluce Ferreira, que terminou a prova em 37min44s.