Correr sem queimar músculos

Atualizado em 26 de outubro de 2011
Mais em

Dúvida do leitor Luís Eihart de Melo – Ribeirão Preto – SP

Olá. Minha rotina de treinos é de quatro a cinco dias por semana e é a seguinte: faço musculação por cerca de 50 minutos, alternando três tipos de foco em cada um: peito e tríceps, costas e bíceps e ombro e perna. Depois de terminada a musculação, faço abdominal e parto para a corrida, fazendo também diferentes treinos, mas sempre cerca de 10 km.

Minha dúvida é: como não perder musculatura com essa corrida de 10 km que faço sempre após o fortalecimento muscular? Devo ingerir carboidrato ou alguma coisa entre o treino de musculação e o de corrida? Minha meta é correr rápido e bem, mas também ter uma musculatura bem definida e queimar gordura localizada. Obrigado.

Quem responde é o nutricionista esportivo Luís Ricardo de Souza Alves, da clínica Nutrição Fácil.

Luís, você deve usar o carboidrato durante o treino de corrida. Ele irá ajudá-lo a diminuir a liberação de cortisol, que destrói músculos. O ideal é procurar um nutricionista com especialização na área esportiva para ele adequar essa quantidade de carboidratos durante o seu treino e o seu cardápio diário.

Sem dúvida você deve ingerir algo entre ambos os treinos. Mas saiba que mesmo com o carboidrato na dose certa durante a corrida, esse treino de 10 km pode fazer com que você não desenvolva muito músculo.

Talvez seja mais recomendado discutir com o seu treinador e fazer a musculação apenas como fortalecimento muscular, visto que me parece que você está dando mais ênfase a corrida de 10 km. E saiba que, infelizmente, “algumas gorduras localizadas” só saem com lipoaspiração. Claro, pode ser que o seu caso não precise de nenhuma intervenção cirúrgica. Sucesso.

Veja algumas dicas do que comer antes de correr clicando aqui.