Correr pelo Mundo: Buenos Aires

Atualizado em 28 de junho de 2010
Mais em

Pertinho do Brasil e com o câmbio favorável para o real, Buenos Aires é uma excelente opção de viagem a qualquer momento. A capital porteña nos dá um gostinho de Europa, nos permite caminhar com tranquilidade à noite pelas ruas e nos brinda com refeições saborosas. Para quem não dispõe de muito tempo, a viagem é rápida, e com apenas um final de semana é possível aproveitar muito do que a cidade tem a oferecer.

Os corredores viajantes ainda têm um motivo a mais para ir a Buenos Aires. Em setembro ocorrerá a Meia-maratona e em outubro a Maratona da capital argentina. Centenas de brasileiros são esperados para participar das provas que passarão por lugares emblemáticos da cidade, como a Recoleta e a região da Avenida de Mayo.

O site Correr pelo Mundo (www.correrpelomundo.com.br) oferece uma série de dicas para a prova e para quem vai a Buenos Aires pela primeira vez, ou mesmo para quem já é figurinha carimbada na cidade. Confira:

– Se você chegar com pouca antecedência para a prova, pegue leve nos passeios turísticos. Quando viajamos a um lugar novo, costumamos caminhar mais que o normal e só sentimos o cansaço depois. Garanta o repouso de que seu corpo necessita para a prova.

– A largada de ambas as provas será próxima ao Estádio do River Plate, na Avenida Figueroa Alcorta. Longe do centro e do agito da Recoleta, confira a distância do seu hotel à largada com antecedência e dirija-se ao local da largada antecipadamente. Lembre-se que o trânsito será impactado na cidade.

– Depois da prova, a farta gastronomia argentina está liberada! Asados, massas, doce de leite… O mais tradicional de Buenos Aires divide espaço com a cozinha internacional e moderna. A região de Puerto Madero – que converteu a antiga área abandonada do porto em ponto de encontro na cidade – oferece restaurantes e bares para todos os gostos.

– A época é perfeita para as compras em Buenos Aires. O câmbio está muito favorável para a nossa moeda, com preços muito convidativos. Quer renovar seu guarda-roupa de corrida? Dê um passeio pela Calle Florida, a rua mais comercial da cidade, e entre em alguma das várias lojas esportivas localizadas por ali. Será impossível sair sem uma sacolinha. Quer comprar peças únicas, encontrar o que há de mais moderno em Buenos Aires? Então siga para Palermo, o bairro que, ultimamente, é o mais queridinho dos turistas.

– Para entrar na Argentina, basta apresentar carteira de identidade em bom estado (e emitida há dez anos, no máximo). Atenção: carteira de motorista não é aceita. Se estiver na dúvida, leve seu passaporte ou emita segunda via da carteira de identidade.

– Vai usar o táxi? Leve notas de pequeno valor, para evitar receber notas falsas de troco, um golpe que já aconteceu com alguns brasileiros. Na dúvida, só utilize Radio Taxis, identificados desta forma nos carros.

– Cuidado com os batedores de carteiras. Tome máximo cuidado com seus pertences, principalmente bolsas, sacolas e máquinas fotográficas, que são alvo dos larápios na capital argentina. Infelizmente, nos últimos anos tem crescido o número de roubos na cidade, portanto, fique atento.

Quer mais dicas? O site Correr pelo Mundo (www.correrpelomundo.com.br) traz informações de provas nacionais e internacionais, além de dicas de turismo para o corredor viajante.