Correndo no limite

Atualizado em 17 de março de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

A busca por bons resultados pode fazer com que o corredor exagere nos treinos, não se preocupando adequadamente com o descanso e a recuperação. Essa atitude pode gerar cansaço excessivo, irritabilidade, alterações no apetite, problemas com o sono, dores e também lesões, levando o corpo ao seu limite de esforço. É o chamado overtraining, que faz com que o atleta, em vez de ganhar com os treinamentos, passe a perder performance.

Para diferenciá-lo do cansaço normal depois de um treino pesado, é necessário ficar atento aos sintomas citados, que, caso não passem após o descanso, devem ser tratados. “Quando há suspeita que um atleta esteja com os sintomas e sinais de overtraining, faz-se necessária uma consulta médica, para reduzir o risco de lesões sérias”, explica o fisiologista Raul Santo de Oliveira, que ressalta a importância de aliar uma boa alimentação aos treinos.

Tire uma folga
A falta de descanso é um dos principais fatores que levam o overtraining. Portanto, para elevar seu desempenho e atingir suas metas, é necessário que você se recupere do esforço. Para fazer isto corretamente, Miguel Sarkis, diretor técnico da assessoria esportiva Miguel Sarkis Personal Trainer, dá a dica. “Um fator muito importante é dividir a periodização dos treinos, isto é, fazer um treino programado e organizado de acordo com a sua característica individual, suas metas e condições”. Um dia ou dois longe da corrida na sua semana vai te dar, acredite, uma melhor performance no futuro.

“Respeite os períodos adequados de repouso e recuperação, especialmente durante os períodos de maior sobrecarga, como no período pré-competição”, aconselha o Oliveira, que afirma ainda que as mudanças no treinamento também podem sobrecarregar a rotina de exercícios. Portanto, ao evoluir sua distância em um prova, por exemplo, e aumentar as cargas de volume e/ou intensidade, faça isso de forma gradativa.

Outro fator que pode te levar a este ponto é o estresse do dia-a-dia, causado pelas preocupações como trabalho, casa, estudos etc. Ou seja, os compromissos diários também podem atrapalhar o descanso e a recuperação. Tente conciliar de forma agradável seus compromissos com o esporte, já que esse tipo de cansaço só te levará ao limite mais rápido.

Teste
Faça o teste sugerido pelo treinador Miguel Sarkis e veja como deve ser seu treinamento diário.


Clique aqui e veja a imagem ampliada.