Corredores de fim de semana

Atualizado em 14 de fevereiro de 2012
Mais em

Por Fernanda Silva

Você já deve ter ouvido falar nos famosos atletas de fim de semana ou até conhecer alguém que sai para uma “corridinha” no fim de semana ou apenas nos dias de folgas. É claro que praticar qualquer tipo de atividade física é bom para a saúde, mas isso desde que ela seja feita com regularidade e aliada a um bom programa de treinos. Isso porque, na hora desta prática esporádica, o exagero e a falta de resistência podem acabar acarretando problemas maiores.

“O atleta de final de semana pode ser considerado com um homem bomba em potencial”, fala Sidney Schapiro, médico ortopedista e traumatologista esportivo. “Por não estar adequadamente preparado para a sobrecarga, seu corpo pode sofrer danos em vários graus, como no sistema músculo-esquelético e circulatório”, diz ainda o especialista.

Além disso, a falta de apoio profissional também é um fator de risco. “Sem orientação, o indivíduo acaba prejudicando as articulações durante os exercícios, causando uma série de problemas, como lesões nos quadris, coluna, joelhos etc”, completa Schapiro, que destaca algumas lesões recorrentes da corrida praticada esporadicamente:

– Contusão: lesão menor causada por trauma direto (pancada);

– Entorse: distensão de ligamentos. Pode ser leve (sem ruptura), moderada (ruptura parcial) e severa (ruptura total do ligamento afetado);

– Tendinites: processos inflamatórios em tendões que, normalmente, estão relacionados à sobrecarga ou ao fato de os tendões estrarem mais “encurtados”. Pode variar desde uma inflamação simples até a lesão total (ruptura).

– Distensão muscular: assim como o tendão, que é uma espécie de cabo nas extremidades dos músculos, o corpo muscular pode sofrer lesões com a mesma característica, isto é, de uma simples contratura até rupturas parciais ou totais.

– Luxação: grave e de tratamento urgente, a luxação é o deslocamento dos pontos de contato dos ossos nas articulações. A desarticulação é grave, pois são lesados vários ligamentos e estruturas que garantem a estabilidade articular.

– Fraturas: quebra de ossos. “Exercícios que aplicam força sobre os ossos, como a corrida, são indispensáveis na prevenção da osteoporose (diminuição da massa óssea)”. Mas esta prática deve ser constante, pois, se for irregular, o risco de fratura em quem tem a doença aumenta.

Para uma vida saudável
Caso você realmente não tenha mais tempo para praticar o esporte além daqueles dias do fim de semana, o principal cuidado que deve ter é não exagerar. A dica é: corra de forma bem leve, alternando caminhada e trotes. Agora, se você quer tirar mais proveito do exercício, você deverá se sacrificar um pouco mais, e tentar treinar pelo menos três vezes por semana, alternando os dias com descanso.

Além disso, a prática deve ter ao menos 15 minutos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), esse tempo é suficiente para uma vida saudável, acompanhado de uma alimentação balanceada. Poré, se sua meta for buscar bons desempenhos e competir, o ideal é procurar um profissional para ter a orientação necessária.