Corredor elástico

Atualizado em 03 de setembro de 2010
Mais em

As provas de corrida de rua exigem do corredor, além do treino de resistência, um equilíbrio entre força e flexibilidade para evitar o aparecimento de lesões musculares. Uma musculatura com um bom alongamento permite que um atleta corra com facilidade, melhorando o desempenho nos treinos e nas provas.

O treinador Marcos Costa explica: “A flexibilidade se refere à amplitude das articulações e o alongamento ao aumento do tamanho muscular. A realização de exercícios de alongamento permite que se melhore a flexibilidade e é muito importante para os corredores”.

Rodrigo Ferraz, preparador físico da academia do Vita, recomenda quatro exercícios de alongamento e flexibilidade que focam os músculos mais solicitados em uma corrida, os que ficam mais tensionados e se lesionam com mais frequência.

“Essas regiões, se bem alongadas e fortalecidas, ajudam a melhorar a mecânica do movimento, pois tornam a corrida mais solta, evitando lesões e melhorando a performance”.

Ênfase na panturrilha
Repita o alongamento duas vezes, por 40 segundos em cada perna. Leve uma das pernas para trás com ela estendida. Dobre a outra perna para frente e mantenha-a apoiada no chão. Faça uma leve pressão para frente, sem tirar o calcanhar do chão da perna que está atrás.

Região lombar
Faça dois movimentos de 1 minuto cada, seguindo a figura. Para manter a postura correta, evite tirar alombar do chão.

Cadeia posterior com ênfase nos isquiotibiais
Execute o exercício duas vezes, por 40 segundos em cada perna. Em pé, coloque uma das pernas por trás da outra e apóie todo o peso na perna que está atrás. Abaixe o tronco em direção ao chão e mantenha a perna de trás estendida.

Ênfase nos glúteos
Repita a postura duas vezes, por 40 segundos cada perna. Atente para não tirar a lombar do chão.

IMPORTANTE: Estes exercícios não substituem o trabalho de fortalecimento muscular localizado e as séries de exercícios educativos

*Por Juliana Ranciaro