Corpore Oral-B

Atualizado em 28 de janeiro de 2008
Mais em

Por Marcelo Marcondes
Foto Bruno Guerreiro

Às 6h da manhã, uma grande parte dos 5.500 corredores já estava a postos, na Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, para a 3º Corrida Corpore Oral-B. A temperatura esteve fria durante a maior parte da prova, na casa dos 17ºC. Por outro lado, o tempo esteve nublado, mas a chuva – para a felicidade dos participantes e da organização – não caiu, como aconteceu nas duas últimas edições da prova.

A corrida surgiu como iniciativa do diretor de relacionamento institucional da ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas), Anderson Conte. Ele que, tendo em vista as condições propícias ao sedentarismo – como cargas horárias extensas aliadas ao trabalho excessivamente sentado, num banco sem encostos – próprias da profissão do dentista,concebeu a prova em 2006, ano de sua primeira edição. Conte logo foi atrás do patrocínio da Oral-B, por ser uma marca identificada automaticamente com a saúde bucal. Este ano, a prova contou com um número recorde de dentistas inscritos: 250.

A dentista Elyane Iglesias, 29 anos, foi uma das profissionais que prestigiou o evento. Ela corre há três anos e encontrou diversos benefícios na prática do esporte, entre eles, a melhora de um problema crônico. “Eu tenho um sério problema de coluna, então faço até musculação para poder correr. Depois que comecei a praticar corrida, senti uma melhora boa nas dores que sentia”, conta Elyane. “Esse é o esporte que considero melhor, pois a sensação da liberação de endorfina é muito benéfica”, completa.

Eliana Oliveira Crepaldi, 31, compradora, e seu marido, o engenheiro Ricardo Crepaldi, 38, formavam um casal unido pela corrida. “A Eliana que me levou para a prática, e eu gostei tanto que aderi”, afirma ele. Eliana corre há três anos e Ricardo há dois. Ela, porém, treina de duas a três vezes por semana; já Ricardo corre uma vez a cada duas semanas. Antes da prova, os dois já se aqueciam, compenetrados, junto a um casal de amigos. “Espero fazer a prova em 40 minutos”, afirmou Eliana. Crepaldi, no entanto, estava esperando fazer em 50 minutos. Embora o clima estivesse propício para a corrida, no final ambos fizeram tempos acima do que almejavam. Ela correu os 7 km em 46min47s e ele em 1h03min46s.

:: Serviço
3ª Corrida Oral-B Prevenção ao Câncer Bucal – 7 km
Data:
27 de janeiro de 2008
Horário: 8h
Distância: 7 km
Clima: nublado
Temperatura: 18ºC (média)
Umidade: 69% (média)
Postos de hidratação: 3 (2 no percurso e 1 na chegada)
Valor da inscrição: R$ 40 e R$ 30 (associados Corpore e dentistas munidos de carteira do registro do Conselho Regional de Odontologia)
Resultados:
:: Masculino

1º Leandro Prates Oliveira – 20min55s
2º Benedito Donizetti Gomes – 21min00s
3º Marildo José Barduco – 21min03s
:: Feminino
1ª Elizabeth Esteves de Souza – 24min34s
2ª Beatriz Galdino dos Santos Nascimento – 25min19s
3ª Shirleide Oliveira da Silva – 25min51s