Copa Endurance: a vez da Categoria Elite Experience

Atualizado em 22 de março de 2009
Mais em

Os mais experientes atletas do Mountain Bike brasileiro provaram por A e por B a razão de também poderem ser considerados atletas de elite, fazendo jus à consideração dada a eles na abertura da Copa Endurance de MTB – Veja lá, e tenha você também sua opinião!

Galera, neste domingo o sol reinou forte e deu o tom do desgaste aos mais de quatrocentos competidores que velozmente percorreram os 42 quilômetros de um Trip Trail bem ao gosto dos iniciantes: nada de fazer o desagradável “Empurra Bike”.

Jarbas Cardelli apavora na Elite Experience
Figura cativa no primeiro lugar do pódio há uma década, nosso herói comandou a “fuga” dos garotos não importando a idade. O Jarbas chegou na 144ª colocação na Geral, arrastando atrás de si quase duzentos competidores, que comeram poeira sem dó nem piedade.

Justiça ao atletas da 3ª Idade
Inovando, o Sandro Montico iniciou a premiação pelos Veteranos, fazendo jus ao Código do Idoso, apesar de que, de idoso não temos nada.

Falando em premiação, as medalhas de participação e os troféus agradaram até aos familiares dos bikers que lá estavam presentes, além dos bons brindes oferecidos até o terceiro colocado.

Outro ponto a se ressaltar, foi que pela primeira vez a Endurance premiou os dez primeiros de cada categoria, fazendo a alegria do Professor Arnaldo, nosso redator, que insiste em chegar sem pressa, como se a competição fosse um mero passeio.

Justiça ao redator do ativo.com
Como nosso correspondente, o Professor Arnaldo, é muito lento, ou seja, fala mais do que pedala, mesmo chegando na oitava colocação, levou um belo troféu para ser exibido como trunfo ao seus fiéis alunos de língua espanhola.

Professor Arnaldo – Referência para atletas e competidores
Além de seus atributos como comentarista de provas de mtb, ele passa a ser referência, pois lá pelas tantas, uma pessoa se aproxima da cronometragem e pergunta:
? Por favor, a prova está terminando?
? Está sim! Até o Professor Arnaldo já concluiu a prova ? esclareceu entre sorrisos a pessoa que a atendeu.
Então sabedor do ocorrido o Professor foi logo avisando:
? Que legal! Agora, vou ser aguardado na chegada por uma legião de parentes e pessoas interessadas em saber quais foram os 35 infelizes que chegaram depois de mim.

No entanto, aviso que pedalo sem neuras ou pressa, pois o que curto mesmo é a amizade da galera, já que nem com reza brava melhoro. Até o Roque Mattos, meu Patrocinador, me deixou pra trás. Fazer o que? O negócio é resignar-me e partir para a próxima.

Injustiça à mãe Natureza – Palavras do Sandro Montico
“Gostaria de frisar uma coisa, nos esforçamos para remover todos os copos nos pontos de água, mas quando ando no circuito encontro além dos copos, plásticos de repositores, caramanholas, câmaras… é uma TOTAL falta de respeito com o meio ambiente”.

Pois é Sandro, esse é um ponto que o biker deixa a desejar. Recordo uma iniciativa do Gonga e da Mirilia, organizadores do Bigbiker, que criaram o slogan “TRILHA LIMPA”. Fizeram até uma sacola ecológica, que foi distribuída aos competidores, mas nem isso serviu para sensibilizá-los.

Justiça ao Sandro Montico

Além de ser um Organizador de respeito e de peso, já que a meu ver ele está com uns quilinhos a mais, coisa de biker bem nutrido segundo ele, ainda conquistou como competidor uma espetacular 3ª colocação no SRAM 50K entre 31 competidores da Categoria Máster F Sport em Itupeva no dia 08 de março passado.
Quando perguntei a ele como foi o apoio a sua Copa, ele esclareceu:

“Esse foi um caso a parte, graças a Prefeitura de Itatiba, conseguimos confeccionar umas medalhas legais e bonitos troféus, outros apoios foram bons, mas não o suficiente para dar mais conforto e melhorar a premiação, custeamos mais de 90% da premiação, pagamos seguro, placas, estrutura, etc…”

Portanto galera, dia 7 de junho tem mais Endurance lá em Morungaba. Então, vá se preparando que a Elite Experience vai, uma vez mais, partir para cima da garotada.