Copa Ei Brasil: premiação valoriza cultura local

Atualizado em 21 de agosto de 2007
Mais em

Por Daniel Balsa

A terceira e última etapa da Copa Ei Brasil de Mountain Bike, que será realizada na cidade de Goiás, nos dia 7 e 8 de setembro, terá, assim como nas demais provas, troféus e medalhas que valorizam a cultura goiana.

O artista gráfico Carlos Sena, membro da Comissão Goiana de Folclore, é o responsável pelo desenvolvimento dos troféus. Segundo a organização, a premiação retratará os Farricocos, tradicionais personagens encapuzados da Procissão do Fogaréu, realizado na Semana Santa na cidade.

Já as medalhas, que terão cerca de sete centímetros de diâmetro, serão banhadas em ouro envelhecido.

Por ser a etapa de encerramento da competição, será realizada a cerimônia de entrega da premiação geral. Os três melhores na classificação receberão um troféu confeccionado pela artesã Eva Carneiro dos Santos, de 63 anos, e pintado por Erliete Monserratt de Vellasco, artista plástica e professora da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle. As duas são naturais da cidade de Goiás.

A intenção de Erliete é realizar uma pintura onde será retratado o município – reconhecido em 2001 pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial por sua arquitetura barroca, suas tradições culturais seculares e pela natureza que a circunda – e o mountain bike.

As medalhas para os melhores colocados na classificação serão miniaturas destes troféus, mas seu tamanho será quase três vezes maior do que as recebidas pelos vencedores da etapa.