Convocado para o Pan, Andriato vence a 9 de Julho

Atualizado em 10 de julho de 2007
Mais em

Por: Daniel Balsa

Rafael Andriato, um dos representantes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos, venceu a Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, disputada neste domingo, na Cidade Universitária, em São Paulo. O ciclista percorreu os 110 quilômetros do percurso em 2h28min40s.

A segunda colocação ficou com Robson Dias, companheiro de Andriato na equipe Memorial.O argentino Francisco Chamorro foi quem completou o pódio.

“A felicidade é muito grande. É lógico que essa vitória, na corrida mais tradicional do país, me motiva ainda mais para os Jogos Pan-Americanos. Agora é descansar bastante, recuperar as energias para representar o Brasil da melhor maneira possível. Estou bem confiante para o Pan”, disse Andriato, de 19 anos.

“Acredito muito no potencial dos brasileiros para o Pan. Acho que podemos fazer bonito. Quanto à minha vitória, não poderia ter aquecimento melhor para o Pan!”, brincou o vencedor.

Com traçado plano, o pelotão chegou compacto até os instantes finais da disputa, quando prevaleceu a tática da Memorial, fazendo a dobradinha com Andriato e Dias.

“A chegada foi um pouco tumultuada, com muitos ciclistas na disputa pela ponta. A nossa estratégia deu certo e vencemos quando assumimos a ponta na última curva”, explicou o segundo colocado.

Feminino

Já na disputa entre as mulheres, Luciene Silva conquistou, com folgas, o bicampeonato da prova mais tradicional do Brasil. A ciclista da equipe Scott cruzou a linha de chegada com um minuto de vantagem para Erica Gramiscelli. Atrás dela, fechando o pódio, completou Valquiria Bento, companheira da vice-campeã na Tribuna.

“Não esperava conseguir vencer com tanta vantagem. A corrida foi boa, com um ótimo nível técnico. Aproveitei as oportunidades que tive e tenho de agradecer o brilhante trabalho da minha equipe”, disse Luciene.

Gramiscelli comemorou o resultado da prova, já que teve um pneu furado durante a prova. “Meu pneu furou e acabei perdendo algum tempo. Mas de qualquer maneira estou contente, afinal não é todo dia que você sobe ao pódio na prova mais importante do Brasil”, explicou.

Classificação final masculina:

1) Rafael Andriato (Memorial) 2h28min40s89
2) Robson Dias (Memorial), m. t.
3) Francisco Chamorro (Cesc), m. t.
4) Nilceu Santos (Scott), m. t.
5) Jean Coloca (Cesc), m. t.
6) Kleber Neve (Kennex), m. t.
7) Renato Ruiz (Flying Horse), m. t.
8) Rodrigo Mendieta (Flying Horse), m. t.
9) Ricardo Ortiz (Cesc), m. t.
10)Roberto Pinheiro (União), m. t.

Classificação final feminina:

1) Luciene Silva (Scott) 1h11min05
2) Erica Gramiscelli (Tribuna), a 1min
3) Valquiria Bento (Tribuna), a 2min06s
4) Débora Gehard (Scott), m. t.
5) Mychelle Mont Serrat (Memorial), m. t.
6) Natália Santana de Lima (Cesc), m. t.
7) Maria Luiza Bello (Scott), m. t.
8) Ana Paulo Elias (Tribuna), m. t.
9) Márcia Fernandes Silva (Premium), m. t.
10) Maria Hendi Barbosa (A.A. Metodista), m. t.