Contra os sul-americanos

Atualizado em 17 de maio de 2011
Mais em

Por Daniel Balsa

Aproveitando o casamento de seu irmão Bevan, Keegan Williams vem ao nosso para disputar o Ironman Brasil, que será realizado no dia 29 de maio, em Florianópolis. O neo-zelandês, que expôs sua bike na edição de maio da Revista VO2 na matéria Bikes Campeãs, desponta como um dos favoritos.

Keegan destaca suas chances de vitória, mas aponta que terá muito trabalho diante dos triatletas sul-americanos – que são tratados por ele como os grandes favoritos para a prova. Apesar da distância entre os dois países, o neozelandês espera pelo calor em Florianópolis e que fez uma série de treinos indoor para se aclimatar. Williams conta isso e muito mais na entrevista exclusiva, gentilmente concedida ao Prólogo:

Prólogo: Keegan, você vem para o Ironman Brasil acreditando que é um dos favoritos? Quem são seus rivais na disputa pelo título?
Keegan Williams:
Eu espero lutar pelo lugar mais alto do pódio, mas são muitos concorrentes. Eu sei que os Sul-Americanos são muitos difíceis de serem batidos por aí. Eu acho que o (Ezequiel) Morales, (Santiago) Ascenço, (Eduardo) Sturla e (Oscar) Galindez são alguns nomes a se observar.

Prólogo: Depois do Ironman Brasil, vai em busca da vaga para Kona?
KW:
Pode ser. Vamos esperar e ver. Depois do Brasil, eu vou competir no Challenge Roth e o Challenge Copenhagen. Só após essas provas eu vou planejar o que irei fazer após o restante do ano.

Prólogo: O clima brasileiro é similar ao da Nova Zelândia. Essa é uma vantagem para você?
KW:
No momento, estamos caminhando para o inverno e eu espero que esteja bem quente em Florianópolis. Eu tenho feito muitos treinos indoor para me aclimatar.

Prólogo: Você vem da Nova Zelândia, um lugar muito distante para nós. Acha que o jet-lag pode te atrapalhar?
KW:
Não. Eu chegarei ao Brasil com muita antecedência.

Prólogo: Quantos dias você ficará no Brasil?
KW:
Eu chego ao Brazil no dia 18 de maio, pois meu irmão gêmeo (Bevan) será casará em Goiânia no dia 22. Deixo o país no dia 1º de junho.

Prólogo: E vai dar para conhecer alguns lugares por aqui?
KW:
Claro! Eu visitarei Goiânia antes da corrida e ir para o Rio de Janeiro com a minha esposa depois do Ironman para passear, apesar de não serem muitos dias.

Prólogo: Você conhecer alguma coisa do Brasil?
KW:
Eu estou ansioso para conhecer a cultura brasileira. Meu irmão e meu pai falam muitas coisas boas daí. Também sei que a Seleção Brasileira de futebol é muito boa e que jogou contra a Nova Zelândia na Copa do Mundo de 1982.

Prólogo: Tem algum recado para deixar para o brasileiros?
KW:
Torçam por mim gritando bem alto! E aos que forem competir, digo para não desistirem nunca e que lutem até a linda de chegada.